Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Junho > Osmar Terra conhece políticas sociais em Salvador

Notícias

Osmar Terra conhece políticas sociais em Salvador

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ministro participou do lançamento do novo cartão para o Aluguel Social e da inauguração do Creas na cidade baiana
publicado  em 01/06/2016 19h00
Patrick Grosner/Ascom

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou nesta quarta-feira (1), em Salvador (BA), do lançamento do novo cartão para o Aluguel Social e o programa Salvador Primeiro Passo. Com o novo cartão, os 3.800 beneficiários poderão sacar o pagamento do auxílio financeiro seguindo o mesmo calendário de pagamento do Bolsa Família.

Em seu discurso, o ministro elogiou as políticas sociais desenvolvidas na capital baiana. “Vamos caminhar juntos com Salvador, que pode se tornar modelo no país em assistência social”, destacou.

Durante a visita, Terra ainda inaugurou o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) em Itacaranha. A unidade tem capacidade para atender 80 pessoas mensalmente com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, educadores sociais, técnico e apoio administrativo, além de técnicos de referência para medidas socioeducativas.

O atendimento do Creas terá foco nas famílias e indivíduos em situação de exploração de direitos como abuso e exploração sexual, violência física e psicológica e trabalho infantil, dentre outras situações.

O ministro aproveitou para anunciar que municípios que atendem crianças de até quatro anos com deficiência e que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) passarão a ter apoio financeiro da União para ampliar a oferta em creches públicas e conveniadas.

A medida provisória, publicada nesta quarta-feira, atenderá crianças de até quatro anos beneficiárias do Bolsa Família e do BPC, incluindo as com microcefalia. “As crianças que vão receber o Benefício de Prestação Continuada terão esse valor a mais para estimular a entrada delas na creche”, reforçou Terra.

A agenda também incluiu uma visita à Gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da capital baiana, onde o ministro conheceu a equipe local. Na oportunidade, também ouviu sugestões e críticas de beneficiários que estavam na agência.

Informações para a imprensa:
Ascom / Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa