Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Junho > Ministro participa de seminário internacional sobre políticas públicas

Notícias

Ministro participa de seminário internacional sobre políticas públicas

POLÍTICAS SOCIAIS

Osmar Terra destaca a importância de aperfeiçoar os programas sociais
publicado  em 29/06/2016 19h44
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário vai avaliar a eficácia dos programas sociais e aperfeiçoá-los conforme a urgência das vulnerabilidades sociais do país. O anúncio foi feito hoje (29), pelo ministro Osmar Terra, em Brasília, durante as discussões do 6º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública, que nesta edição tem o tema “A volta do Crescimento – Uma Agenda de reformas para a Superação da Crise”.

Osmar Terra anunciou que já estão sendo montados grupos de trabalho dentro do ministério para encontrar medidas que definam, por exemplo, o conceito de pobreza e extrema pobreza, que hoje é definido pela renda.

O ministro questionou os valores usados para definir a extrema pobreza no Brasil “Hoje uma pessoa que vive com R$ 77 reais per capta, por mês, está no limite da pobreza, segundo o programa Bolsa Família. Sendo assim, uma família com quatro pessoas viveria bem com R$ 308 reais? Isto é possível?”, questionou Terra.

Também presente no evento, o diretor da Fundação Getúlio Vargas, (FGV), Marcelo Neri, elogiou o programa Bolsa Família: “O Bolsa Família reduziu a pobreza em cerca de 22 anos, por isso deve ser respeitado” disse.  Ele também defendeu reformas na previdência e disse que já estava na hora de criar o Bolsa Família 2.0 para acompanhar a evolução de cada família.

A coordenadora do Relatório do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Andrea Bolzon, apresentou o “Relatório do Desenvolvimento Humano de 2015” e afirmou é necessário ter um olhar multidimensional da pobreza para se ter um indicador mais preciso: “Há 25 anos, bastava olhar o seu PIB de um país para determinar se era ou não subdesenvolvido”.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa