Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Junho > Ministério fortalece agricultura familiar maranhense

Notícias

Ministério fortalece agricultura familiar maranhense

Programa de Aquisição Alimentar

Unidades de Distribuição de Alimentos de 19 municípios receberam equipamentos de segurança alimentar e nutricional para atender agricultores familiares
publicado  em 06/06/2016 14h51
Foto: Lia de Paula/ASCOM

Brasília, 2 – Dezenove municípios maranhenses foram beneficiados com a entrega de equipamentos para a modernização de Unidades de Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (Udaf). A entrega de equipamentos, realizada nesta segunda-feira (6), em São Luís (MA), é a segunda etapa de entregas prevista em contrato entre o Ministério do Desenvolvimento Social e governo do estado.

O valor total do investimento é de R$ 9 milhões. O kit de modernização é composto por balança eletrônica e de piso móvel, freezer, computador, impressora a laser, monobloco, pallets, caminhão baú frigorífico, lavadora de alta pressão e mobiliário para escritório.

“A modernização das centrais de distribuição é um ato de repercussão social muito forte, pois combate o desperdício. Estes recursos não são despesas, são investimentos que vão rentabilizar a agricultura familiar”, afirmou o engenheiro agrônomo Caio Rocha, representando o ministro Osmar Terra no evento.

Municípios da 2ª etapa

Afonso Cunha

Cantanhede

Governador Eugênio Barros

Itapecuru Mirim

Nina Rodrigues

Peritoró

Raposa

Santa Rita

São João do Sóter

Tutóia

Bacabal

Codó

Humberto de Campos

Maracaçumé

Palmeirândia

Porto Rico

Santa Inês

Santana do Maranhão

São José de Ribama

As unidades apoiam a distribuição e a comercialização, organizam a logística e fortalecem as compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação escolar (PNAE). Já foram beneficiados 26 municípios maranhenses com o mesmo kit no ano passado.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, ressaltou a importância da união federativa entre governos federal, estaduais e municipais para o desenvolvimento econômico e social do país. “O espírito de servir a população está acima de partidos políticos, por isso estamos assinando este ato”.

PAA – Durante o evento também foi anunciada a adesão de mais sete municípios à modalidade de compra de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite): Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, Itinga do Maranhão, Buriticupu, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca e Vila Nova dos Martírios.

“Passamos para 35 municípios que aderiram ao PAA Leite, assim asseguramos que o leite chegue aos idosos, crianças e beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família. Somos um estado com um número alto de agricultores familiares”,  explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Social , Neto Evangelista.

Informações para a imprensa:

Ascom / Ministério do Desenvolvimento Social

(61) 2030-1021

http://www.mds.gov.br/area-de-imprensa