Notícias
MDSA vai contribuir para a lei de combate ao desperdício de alimentos
SEGURANÇA ALIMENTAR
Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) vai auxiliar nas discussões e formulação da Lei de Combate ao Desperdício. Nesta quinta-feira (23), o senador Lasier Martins (PDT-RS) solicitou ao secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Caio Rocha, levantamento das prioridades que devem ser consideradas na matéria.
Lasier Martins vai relatar os três projetos sobre o tema no Senado - PLSs 672, 674 e 738/2015. O parlamentar deverá apresentar, no início do próximo semestre, um substituto às propostas que tramitam em conjunto e em caráter terminativo na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).
A ideia do senador gaúcho é ouvir todos os setores envolvidos para a primeira lei brasileira prevendo medidas para o reaproveitamento de produtos alimentícios. “O Brasil desperdiça 26 milhões de toneladas de alimentos por ano, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a FAO. É preciso mudar esta situação. Precisamos de providências legais para o aproveitamento desses alimentos, garantindo aos doadores e beneficiários, segurança jurídica e alimentar”, disse o senador.
Caio Rocha assegurou que o MDSA tem todo o interessem em contribuir para que se formule uma lei adequada, garantindo a segurança alimentar dos beneficiários desses alimentos que serão reaproveitados. “Da colheita até o consumo calcula-se uma perda de 30% dos alimentos produzidos”, observou o secretário da Sesan.
Informações para a imprensa:
Ascom / Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
(61) 2030-1021
http://www.mds.gov.br/area-de-imprensa