Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Julho > Primeira Infância necessita da integração de políticas públicas

Notícias

Primeira Infância necessita da integração de políticas públicas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Assunto está sendo debatido em Seminário Internacional, em Brasília
publicado  em 06/07/2016 18h34
Exibir carrossel de imagens Foto: Patrick Grosner/MDS

Brasília (06) – A integração entre políticas de superação da pobreza e extrema pobreza com a primeira infância foi tema de debate na tarde desta quarta-feira (6), durante o IV Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, na Câmara Federal.

O secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Tiago Falcão, destacou que a pobreza e a extrema pobreza ainda estão concentradas em famílias com filhos de zero a seis anos. “É impossível pensar na política de superação da pobreza sem ter articulação com outras áreas." Ele citou como exemplo o Bolsa Família, que integra a educação e a saúde.

Falcão traçou alguns desafios como a redução das desigualdades no acesso à educação infantil, a individualização do monitoramento e acompanhamento do desenvolvimento infantil e o reforço da articulação e coordenação das políticas. 

Assistência – A secretária nacional de Assistência Social do MDSA, Carminha Brant, ressaltou a importância da política de assistência social na primeira infância.

“O Brasil tem tradição de trabalhar com crianças em abrigos. Estamos fortalecendo a ideia de que nos municípios de adotem o Serviço de Família Acolhedora, quando as crianças são acolhidas temporariamente”.

A secretária também lembrou do esforço do ministério na construção do programa nacional voltado à primeira infância. 

“Temos que organizar a proteção social básica, os Centros de Referência, para acompanhar mais próximo as crianças de 0 a 3 anos do Bolsa Família, com visitadas domiciliares”.

O ministro da pasta, Osmar Terra, ressaltou durante a audiência que o Programa da Primeira Infância, que será lançado nos próximos dias, irá permitir a execução do Marco Legal. "Vamos ajudar a organizar na prática a nova legislação e avançar na redução da pobreza".

Informações sobre os programas do MDSA:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa