Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Julho > Importância da primeira infância é tema de palestra de Osmar Terra

Notícias

Importância da primeira infância é tema de palestra de Osmar Terra

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ministro esteve em Dourados (MS) para participar do 1º Seminário da Primeira Infância
publicado  em 22/07/2016 22h48
Patrick Grosner/MDSA

Dourados – A importância da primeira infância e a trajetória de construção do Marco Legal da Primeira Infância foi o tema da palestra do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, em Dourados (MS). Nesta sexta-feira (22), ele participou do 1º Seminário da Primeira Infância de Dourados, promovido pelo deputado federal Geraldo Rezende e pela Frente Parlamentar da Primeira Infância, que esteve representada pelo seu presidente, o senador José Medeiros. O evento segue até sábado (23).

O ministro afirmou que os primeiros três anos de vida são decisivos para o desenvolvimento e interferem diretamente no futuro do ser humano. “A criança bem estimulada vai render muito mais na escola, resultando em mais escolaridade que seus pais, uma profissão melhor remunerada e, ainda, ajudar a família a sair da pobreza”, afirmou.

Em seu discurso, Osmar Terra destacou que os programas de primeira infância têm que caminhar juntos com o Bolsa Família porque são ações de redução da pobreza em longo prazo. “Temos que dar condições para que essas famílias quebrem o ciclo intergeracional de pobreza”, ressaltou.

Segundo o ministro, é necessário construir políticas públicas que permitam mudar a realidade da população pobre. “Nós estamos desenhando um programa voltado para todas as crianças de zero a três anos do Bolsa Família e que será lançado em agosto”, defendeu.

Ao final do seminário será proposta a realização de um "Pacto Douradense pela Primeira Infância" com base nas ações previstas na nova legislação, tais como a criação do Comitê Estadual da Primeira Infância e os Comitês Municipais. O evento conta com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Prefeitura de Dourados, Câmara de Vereadores, Senado Federal, Governo do Estado, Secretaria de Estado de Educação (SES), Secretaria Estadual de Saúde (SES), UNICEF e o Conselho Tutelar.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa