Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Julho > Grupo Hospitalar Conceição é o maior executor da Modalidade Compra institucional do PAA

Notícias

Grupo Hospitalar Conceição é o maior executor da Modalidade Compra institucional do PAA

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

Cerca de 80% dos alimentos adquiridos são da agricultura familiar para atender pacientes, acompanhantes e funcionários do Sistema Único de Saúde de Porto Alegre (RS).
publicado  em 06/07/2016 14h07

Porto Alegre, 6 – Quilombolas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares organizados em cooperativas rurais no Rio Grande do Sul estão vendendo produtos orgânicos e agroecológicos para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre (RS), desde 2013. Em três anos, o GHC comprou R$ 8 milhões em alimentos da agricultura familiar com recursos próprios, aproximadamente 80% de sua aquisição, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (Sesan/MDSA), o GHC é o maior comprador de alimentos da agricultura familiar na Compra Institucional do PAA. A modalidade possibilita que o órgão compre com recursos próprios e dispensa de licitação ao mesmo tempo em que pequenos produtores são inseridos no mercado institucional, principalmente os que estão próximos a creches, restaurantes universitários, hospitais, Forças Armadas e outros equipamentos públicos.

“Esse trabalho vem sendo realizado por meio de chamadas públicas beneficiando  diversos empreendimentos da agricultura familiar. É uma agenda muito significativa, pois contribui com o fortalecimento deste segmento. Nosso papel é ajudar o gestor no entendimento do Marco Legal do PAA e aproximar os empreendimentos da demanda do órgão publico”, afirma a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos da Sesan, Hetel Santos.

O Grupo Hospitalar Conceição é composto por quatro hospitais públicos e serve 270 mil refeições por mês para pacientes, acompanhantes, funcionários e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Nos últimos três anos foram adquiridos 860 mil litros de lácteos e 3,5 mil toneladas de alimentos da agricultura familiar entre leite, iogurte, queijo, panificação e grãos e vegetais orgânicos.

“Tivemos que ir para até as cooperativas para discutir a importância de vender para o SUS e convencê-las a vender para o hospital com qualidade que precisávamos  e de forma permanente. A prevenção da saúde começa pela alimentação com alimentos sem agrotóxicos e sem contaminação”, explica o presidente do Comitê Gestor do PAA do Grupo Hospitalar Conceição, Richard Gomes.

Reconhecimento internacional

O volume de compras da agricultura familiar para atender agentes e usuários do SUS despertou o interesse do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops), um órgão operacional da Organização das Nações Unidas (ONU) para implementação de projetos de ajuda humanitária e desenvolvimento social.

Representantes do MDSA, Sebrae Nacional e Unops visitaram o GHC nesta terça-feira (5) para conhecer o sistema de compras institucionais de alimentos da agricultura familiar. Uma parceria entre a Unops/ONU e o Sebrae Nacional pretende utilizar pequenos empreendimentos na execução de projetos da ONU que estão sendo implantadas na área de saúde no Brasil.

“É uma parceria na perspectiva de gerar mercado para os pequenos negócios, inclusive os rurais. A Unops apoia a construção, estruturação e operacionalização de projetos. Viemos conhecer para que possa ser exemplo nos hospitais apoiados por ela”, explica o analista da Unidade de Agronegócio do Sebrae Nacional, Luis Rebelatto.

Atualmente, a organização internacional tem apoiado a compra de suprimentos e equipamentos e a gestão sustentável em hospitais universitários, unidades ambulatoriais, unidades materno infantil e creches públicas em vários estados brasileiros. 

Informações sobre os programas do MDSA:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa