Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Janeiro > Suas reforça acesso ao mercado de trabalho

Notícias

Suas reforça acesso ao mercado de trabalho

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em Bom Despacho (MG), programa Acessuas Trabalho reforça qualificação da população de baixa renda
publicado  em 21/01/2016 09h37
Foto: Divulgação/Bom Despacho Produtos desenvolvidos por participantes de cursos de qualificação do Acessuas Trabalho em Bom Despacho

Produtos desenvolvidos por participantes de cursos de qualificação do Acessuas Trabalho em Bom Despacho

Brasília – “A capacitação me possibilitou realizar um sonho, abrir meu próprio negócio”, conta Margarida Maria de Sousa Santos, 40 anos, moradora de Bom Despacho (MG). Ela já trabalhava em salão de beleza como ajudante. E sentia falta de se profissionalizar. “Tinha um pouco de experiência, mas sabia que eu precisava de mais conhecimento para montar meu salão.”

Em 2015, ela fez o curso de corte e escova e designer de sobrancelhas, oferecido pelo Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) no município mineiro.  E há quatro meses se tornou proprietária do Destaque Feminino. “Além de melhorar minha renda, foi um pontapé para o sucesso”, explica. Margarida afirma que pretende fazer mais cursos. “Se não for assim, não crescemos. Tenho certeza que vou longe.”

O programa é desenvolvido pelas prefeituras, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) complementados pelos governos estaduais e municipais, por meio do Sistema Único da Assistência Social (Suas). O Acessuas Trabalho promove estratégias de enfrentamento à pobreza, por meio da oferta de cursos de qualificação e encaminhamento dos cidadãos para oportunidades de emprego. Em 2015, até outubro, o MDS repassou R$ 15 milhões nesta iniciativa.

Em Bom Despacho, a qualificação profissional é a ponte para o mundo do trabalho. Desde 2014, quando o programa foi implantado, a equipe composta por assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais trabalha diariamente na mobilização da comunidade para proporcionar a melhoria de vida dos cidadãos.

Os cursos ofertados priorizam a demanda local. “A equipe do Acessuas faz a ponte com o Sine [Sistema Nacional de Emprego] e com empresários locais para que possamos oferecer cursos que estão sendo demandados no mercado de trabalho”, destaca o gerente de Proteção Especial da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Eduardo Costa.

A equipe do programa também acompanha os alunos durante os cursos. “Quando eles faltam, procuramos fazer a busca ativa para saber o motivo”, conta. Ao final dos cursos, os alunos são indicados para as vagas disponíveis pelo Sine. “Nossa preocupação em ofertar cursos demandados por instituições, empresas e pela própria comunidade é justamente para conseguirmos colocar essas pessoas no mercado de trabalho após a conclusão.”

“O Acessuas surte um efeito muito grande. Acabamos com o sistema assistencialista, ao promovermos a profissionalização e a inserção no mercado de trabalho, dando mais dignidade a essas pessoas. Para as empresas, contratar profissional capacitado e qualificado é um ganho enorme”, explica Costa. O programa já apoiou mil moradores de Bom Despacho a terem acesso ao mercado de trabalho por meio da qualificação.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa