Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Janeiro > Programa entrega mil cisternas em Alagoas

Notícias

Programa entrega mil cisternas em Alagoas

ACESSO À ÁGUA

Famílias dos municípios de Inhapí e Palmeira dos Índios têm água de qualidade para beber, cozinhar e higiene pessoal
publicado  em 29/01/2016 09h24

Brasília - O governo federal entregou, neste mês de janeiro, seiscentas cisternas para consumo humano no município de Inhapí (AL). No mês de fevereiro, outras quatrocentos cisternas serão entregues em Palmeira dos Índios, também no estado de Alagoas. A ação faz parte do Programa Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

O convênio de quase R$ 44 milhões, firmado entre o MDS e o estado de Alagoas, já possibilitou a construção de 2.657 cisternas nos municípios de Inhapí, Palmeira dos Índios, Coité do Nóia, Água Branca e Pariconha, sendo que outras 1.413 estão sendo construídas, contemplando uma meta total de 4.070 cisternas no estado. 

A cisterna tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água, quantidade suficiente para cinco pessoas utilizarem durante o período mais crítico de estiagem, que pode chegar a oito meses. A tecnologia simples e de baixo custo reduz o tempo de deslocamento das famílias em busca de água e diminui os riscos de contaminação. 

O convênio contempla também as tecnologias de segunda água (para produção). Serão 3.371 reservatórios do tipo calçadão, 220 barragens subterrâneas e 50 tanques de pedra com capacidade para até 52 mil litros de água, sendo que 1.815 já foram instalados na região sertaneja. 

Até o momento foram investidos mais de R$ 3 milhões do Programa Cisternas nos municípios de Inhapí e Palmeira dos Índios. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa