Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Janeiro > I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos será em maio

Notícias

I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos será em maio

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Representantes de instituições privadas e públicas que atuam contra o desperdício de alimentos, e reforçam o ciclo local de produção e consumo, participaram de reunião de organização do evento
publicado  em 29/01/2016 16h19
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – Implantados no Brasil há pouco mais de uma década, os Bancos de Alimentos são importantes estruturas de combate ao desperdício de alimentos. “Os bancos são locais, regionais, e muitas vezes têm dificuldades comuns. A criação da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos vai permitir a melhora na gestão e reforçar a redução na perda de alimentos”, afirma o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Arnoldo de Campos.

A representante da ONG Bancos de Alimentos de São Paulo, Camila Kneip, conta como funciona o trabalho da instituição. “Nós arrecadamos, de segunda a sábado, alimentos aptos para consumo, que seriam jogados fora. E os distribuímos para instituições que atendem pessoas em risco social e alimentar. Dessa forma, diminuímos o desperdício, ajudamos o meio ambiente e também garantimos a segurança alimentar e nutricional das pessoas.”

Entre os desafios existentes hoje para os Bancos de Alimentos está a dificuldade em garantir uma logística eficaz para garantir a coleta dos alimentos e sua redistribuição, de forma a eliminar perdas e desperdícios de alimentos neste processo. Também buscam estabelecimento de parcerias e mapeamento para integrar as instituições que realizam esse tipo de atividade.

O secretário nacional do MDS destacou a importância das unidades para fortalecer o ciclo local de produção e consumo de alimentos. “Os Bancos são, em sua maioria, parceiros estratégicos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Estamos investindo e apoiando uma política pública com o objetivo de  promover a cooperação e colaboração, unindo esforços”, explica. “Eles têm um papel muito importante na distribuição dos alimentos. São milhares de instituições socioassistenciais que trabalham com a população mais vulnerável, que está conectada a essa rede.”

Campos, representantes de organizações que atuam como Bancos de Alimentos e representantes da Embrapa, da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) estiveram reunidos na quinta-feira (28) para debater o planejamento do I Encontro Nacional da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, que será realizado em maio. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e ampliar o debate sobre os trabalhos desenvolvidos por cada instituição.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa