Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Janeiro > Famílias de 52 cidades da região Sul podem sacar Bolsa Família

Notícias

Famílias de 52 cidades da região Sul podem sacar Bolsa Família

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Beneficiários desses municípios podem sacar os recursos nesta segunda-feira (18), sem precisar esperar o dia certo no calendário. Medida foi tomada devido as fortes chuvas que atingem Paraná e Rio Grande do Sul
publicado  em 18/01/2016 13h38

Brasília – Mais de 45 mil famílias de 25 municípios do Paraná e 27 do Rio Grande do Sul, que se encontram em situação de emergência, podem sacar o Bolsa Família nesta segunda-feira (18), sem precisar esperar o dia certo no calendário de pagamento. Ao todo serão transferidos mais de R$ 6,3 milhões nessas cidades.

Com a medida, tomada devido à situação de emergência causada por fortes chuvas, os beneficiários fazem o saque já no primeiro dia do pagamento, independente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Em 28 municípios, a quebra do escalonamento do pagamento já valia desde o mês passado. Em outros 24, a vigência é para este mês e fevereiro.

Se a pessoa tiver algum problema com o cartão de saque por conta das chuvas, ela pode retirar o valor disponível. Nesse caso, o responsável pela família deve ir ao setor do Bolsa Família no município e solicitar a Declaração Especial de Pagamento. O documento apresentado em substituição ao cartão tem validade de 60 dias.

Calendário – Pela regra, Bolsa Família é pago nos últimos dez dias úteis de cada mês e segue o último algarismo do NIS. As famílias com cartões terminados em “1” recebem no primeiro dia do calendário de pagamento, as com cartões de final “2” no segundo dia e assim por diante.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa