Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Janeiro > Delegação da Índia conhece políticas brasileiras de combate à pobreza

Notícias

Delegação da Índia conhece políticas brasileiras de combate à pobreza

COMBATE À POBREZA

Plano Brasil Sem Miséria, Bolsa Família e programas de segurança alimentar e nutricional foram destaques na visita
publicado  em 19/01/2016 11h52

Brasília – As políticas públicas brasileiras de combate à pobreza que permitiram ao país sair do Mapa Mundial da Fome despertaram o interesse da delegação da Índia que esteve na segunda-feira (18) no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A missão chefiada pelo secretário adjunto de Alimentação e Abastecimento do Ministério de Assuntos do Consumidor, Alimentação e Abastecimento da Índia, Kumar Deepak, conheceu o Plano Brasil Sem Miséria e as políticas de segurança alimentar e nutricional. 

O país asiático sofre com altos índices de pobreza e insegurança alimentar e nutricional de sua população, apesar do crescimento econômico dos últimos anos e da autossuficiência na produção de grãos. Os programas sociais indianos para superar esta situação incluem a distribuição de grãos e venda de alimentos subsidiados a 75% da população da área rural e a 50% da área urbana. 

Com apoio do organismo de cooperação alemão Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o governo local quer ampliar seus programa sociais. E na visita ao Brasil tiveram bastante interesse em conhecer mais o maior programa de transferência de renda do mundo, o Bolsa Família, que atende 14 milhões de famílias por mês. O Cadastro Único para Programas Sociais e as tecnologias sociais que garantiram água de qualidade para mais de 1,2 milhão de sertanejos brasileiros também foram apresentados na reunião. 

Entre 2011 e 2014, o MDS recebeu 345 missões de 92 países, sendo que 88% são de países da América Latina, Caribe e África. 

Roteiro – Nesta terça-feira (19), a delegação é recebida no Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde vai conhecer as políticas brasileiras voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar. Depois, até sábado (23), seguem para o Ceará e para o Rio de Janeiro, onde irão ver em funcionamento os programas sociais no campo e na cidade. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa