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Central de Relacionamento do MDS atende 2,7 milhões de pessoas em 2015

ATENDIMENTO

Novidade a ser implantada em 2016, atendimento via chat vai aproximar ainda mais o ministério da população
publicado  em 19/01/2016 13h48

Brasília – Responsável por esclarecer dúvidas de cidadãos e gestores estaduais e municipais de programas sociais, a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu o contato de 2,7 milhões de pessoas nos canais de atendimento em 2015. São mais de 200 operadores, que explicam os assuntos referentes ao Brasil sem Miséria, Bolsa Família, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

Segundo o coordenadora-geral da Central de Relacionamento do MDS, José Augusto Mello Athayde, o setor trabalha para oferecer um serviço de atendimento com qualidade e excelência. “Isto é, tempestivo e com informações suficientes para satisfazer sua necessidade e atender sua expectativa, na perspectiva de quem o utiliza e contribuir para o fortalecimento da cidadania, por meio do acesso à informação.”

O volume de atendimentos em 2015 foi significativo, segundo Athayde, porque é por meio desse canal que o cidadão se comunica com o MDS. “Muitos deles ainda não tem internet. E outros ainda não podem ir até um ponto fixo de atendimento. O meio mais fácil de acesso ainda é por telefone. Costumamos dizer que a ligação é gratuita, mas para o indivíduo tem um valor inestimável.”

Para aprimorar os serviços, os operadores são monitorados e treinados periodicamente, além de receberem visitas regulares de representantes das áreas técnicas do ministério. No ano passado, foi criado o Painel Central em Números, para aperfeiçoar o gerenciamento do setor. O sistema é atualizado de duas em duas horas e permite acompanhar, por meio de gráficos, como estão chegando as demandas. “Podemos verificar rapidamente o volume, a duração e o desempenho das ligações, contribuindo para a tomada de decisões executivas e estratégicas”, explica o coordenador.

Em 2016, a Central planeja se aproximar ainda mais do público. Para isto, foi desenvolvido um chat (bate-papo virtual), que será lançado em breve. O intuito é ampliar os canais de atendimento, por meio de uma ferramenta simplificada, onde a pessoa interessada será atendida rapidamente. Inicialmente, ele irá atender os gestores e trabalhadores da assistência social em todo o país.

Para entrar em contato com a Central de Relacionamento, o cidadão pode ligar para 0800-707-2003 (ligação gratuita de telefones fixos). O atendimento eletrônico é disponível 24 horas, todos os dias da semana. E os operadores atendem das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 10h às 16h, nos finais de semana e feriados durante o pagamento do Bolsa Família. Também existe a opção de contatar por meio de formulário eletrônico.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa