Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Janeiro > BPC é antecipado em Marechal Cândido Rondon e Manfrinópolis (PR)

Notícias

BPC é antecipado em Marechal Cândido Rondon e Manfrinópolis (PR)

BENEFÍCIOS SOCIAIS

Idosos e pessoas com deficiência poderão sacar antecipadamente o Benefício de Prestação Continuada a partir do dia 25
publicado  em 08/01/2016 14h42

Brasília – Em Marechal Cândido Rondon e Manfrinópolis, no Paraná, 675 idosos e pessoas com deficiência poderão sacar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) antecipadamente neste mês, a partir da segunda-feira (25). A antecipação será feita enquanto durar a situação de calamidade no estado, afetado pelas fortes chuvas.

Luanna Franco, técnica de Gestão de Benefícios do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), explica que o pagamento é antecipado para auxiliar na superação de vulnerabilidade social. “As pessoas que recebem o BPC ficam muito vulneráveis quando um município é atingido por um desastre. Esse recurso poderá ajudá-las a sanar necessidades básicas”.

Somente em casos de desastres naturais, o pagamento do BPC deixa de seguir o calendário escalonado, feito de acordo com o último número do benefício (excluindo o dígito). Os beneficiários também podem antecipar o valor de mais um benefício. Neste caso, eles devem solicitar o benefício nos bancos pagadores entre 25 de janeiro e 31 de março ou nos correspondentes bancários entre 25 de janeiro e 24 de março.

O valor antecipado estará disponível para saque em até cinco dias úteis e o total será ressarcido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 36 parcelas, sem juros ou correção, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação.

O beneficiário que está sem o nome na listagem para antecipação de um valor de benefício pode fazer o requerimento à agência da Previdência Social. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 135 da Previdência Social.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa