Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Janeiro > “Ajudamos famílias a melhorarem seus hábitos alimentares”

Notícias

“Ajudamos famílias a melhorarem seus hábitos alimentares”

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Em Arroio do Padre (RS), a merendeira Vania Timm ajuda crianças a deixarem de lado o salgadinho e refrigerante e consumirem alimentos saudáveis
publicado  em 29/01/2016 13h20
Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília – Vania Simone Timm trabalha há oito anos como merendeira na Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Barão de Rio Branco, em Arroio do Padre (RS). Diariamente, cozinha para crianças de 7 a 11 anos – ato que pratica com amor. “Amor porque uso alimentos saudáveis. E sei que isso transforma hábitos alimentares, melhorando a saúde das crianças.”

Vania participou do concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Sua receita, o bife verde, engana quem pensa que o alimento é preparado à base de carne. “O único ingrediente de origem animal é o ovo. Coloco muito verde, como couve, brócolis.”

A merendeira costumava fazer esse prato em casa para a família. E resolveu apresentar para a nutricionista do município. Aprovado, há um ano faz parte do cardápio de todas as escolas de Arroio do Padre. Ela, que também é agricultora, conta que já conseguiu mudar hábitos alimentares. “Tínhamos muitas crianças que só consumiam salgadinho e refrigerante. Como sempre estou inovando, hoje elas aprenderam a se alimentar bem e com qualidade.”

Segundo Vania, a escola recebe uma grande variedade de produtos da agricultura familiar, comprados por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Couve flor, brócolis, beterraba, alface, cenoura, salsa, cebolinha e frutas variadas fazem parte do cardápio escolar.  “Eu sempre digo para as crianças que elas estão comendo o alimento que os pais delas fornecem para as escolas.”

Ela afirma que, além das crianças, as famílias também se alimentando melhor. “As mães me ligam para pedir receitas, porque os alunos chegam em casa dizendo que a comida estava ótima. Aos poucos, ajudamos as famílias a melhorarem seus hábitos, tendo uma alimentação cada vez mais saudável.”

Desenvolvimento – Para a nutricionista e gestora do PAA no município, Maria de Fátima da Rocha, o programa, além de contribuir para a promoção da alimentação saudável, abre um leque de oportunidades para os agricultores. “Eles têm a garantia de que vão vender e receber. É um retorno certo.”

Em Arroio do Padre, as seis escolas municipais recebem produtos do PAA. “Os alunos consomem comida de verdade, que vem direto dos agricultores da região. Isso nos dá tranquilidade porque sabemos que estamos aos poucos melhorando seus hábitos alimentares.”

A jurada do concurso e representante do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Mariana Rocha, a função da merendeira deve ser valorizada, já que elas que estão na ponta trabalhando com dedicação para que as crianças se alimentem melhor. “Se a alimentação escolar for feita de maneira correta, com produtos saudáveis, evitamos várias doenças e problemas de saúde, como a obesidade infantil.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa