Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Tereza Campello participa da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero

Notícias

Tereza Campello participa da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero

MDS CONTRA O MOSQUITO

Na capital do Mato Grosso do Sul, ministra visita duas escolas e um Centro de Referência de Assistência Social
publicado  em 18/02/2016 15h50

Brasília – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa nesta sexta-feira (19), em Campo Grande, da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero. Às 8h30, ela visita a escola Senador Rachid Saldanha Derzi, no bairro Jardim Noroeste. Em seguida, às 10h, a ministra estará no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins – CEI Zedu, no Parque dos Poderes. 

A iniciativa faz parte dos esforços do governo federal previstos no Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à Microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff em dezembro do ano passado. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2/3 dos criadouros do mosquito estão dentro das casas. “O melhor remédio ainda é prevenir e nessa sexta vamos unir forças para não deixar o mosquito nascer”, destaca Tereza Campello. 

O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Esse vírus tem sido associado ao aumento de casos de microcefalia em bebês. Mato Grosso do Sul já registrou 11 casos suspeitos de microcefalia. No estado também foram registrados 3.043 casos prováveis de dengue e 82 casos prováveis da febre chikungunya. 

Tereza Campello também visitará o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Estrela Dalva, no bairro Jardim Futurista. As redes de Assistência Social e da Saúde estão trabalhando de forma integrada no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e atenção às famílias com casos de microcefalia. 

“Temos que acompanhar bem de perto as famílias em que há suspeita de microcefalia. Os gestores da assistência devem providenciar o encaminhamento aos serviços de saúde e, nos casos já diagnosticados de microcefalia, orientar sobre o acesso ao Benefício de Prestação Continuada, além de acolher essas famílias”, reforça a ministra. 

À tarde, a ministra Tereza Campello irá participar do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da Região Centro-Oeste. O evento irá avaliar a situação atual dos serviços e benefícios da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), para os municípios do Centro-Oeste. 

As propostas acordadas no encontro serão apresentadas no Encontro Nacional do Congemas, que será realizado entre os dias 18 e 20 de maio, em Brasília 

Serviço

Tereza Campello participa da Mobilização Nacional da Educação Zika Zero em Campo Grande

Quando: sexta-feira (19), a partir das 8h30
Onde:
8h30 - Escola Senador Rachid Saldanha Derzi - Jardim Noroeste

10h - Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins – CEI Zedu - Parque dos Poderes

12h - Centro de Referência da Assistência Social Estrela Dalva - Jardim Futurista

 

Tereza Campello participa do Encontro Regional do Congemas

Quando: sexta-feira (19), a partir das 14h30
Onde: Escola Estadual do Suas - Rua André Pace, 630 - Guanandi 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa