Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Nobel da Paz elogia empenho brasileiro no combate ao trabalho infantil

Notícias

Nobel da Paz elogia empenho brasileiro no combate ao trabalho infantil

RECONHECIMENTO

Ativista Kailash Styarthi reuniu-se com a presidenta Dilma e com a ministra Tereza Campello nesta quinta (4)
publicado  em 04/02/2016 19h14
Exibir carrossel de imagens Ubirajara Machado/MDS

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, se reuniram, nesta quinta-feira (5), com o ativista indiano Kailash Satyarthi, que recebeu em 2014 o Prêmio Nobel da Paz pelas sua ações contra o trabalho infantil e escravo em seu país. Em entrevista coletiva, Satyarthi falou da admiração que tem pelas políticas brasileiras. “Tenho acompanhado e admirado o sucesso do programa Bolsa Família, particularmente no que se refere à melhoria da situação das crianças quanto à saúde e educação.”

Satyarthi também comentou o empenho do governo brasileiro na redução do trabalho infantil. “Isso foi possível devido ao forte papel desempenhado pela sociedade civil e a políticas inovadoras como o Bolsa Família. É uma iniciativa que reduziu o número e também foi importante no sentido de criar confiança de que o Brasil, a América Latina e o mundo como um todo podem, atuando em conjunto e com compromisso, erradicar e reduzir a zero o trabalho infantil.”

Na última década, o número de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil no Brasil caiu de 5 milhões para 2,8 milhões, uma queda de 43%. A maioria das crianças e jovens que trabalham estão na escola. Mudança relevante também aconteceu no perfil de renda. Entre 2004 e 2014, o número de ocupados de 5 a 17 anos entre os pobres e extremamente pobres caiu 78%. Maiores de 16 anos e com renda acima de R$ 415 representam 39% de todos os ocupados.

O ativista destacou que as principais questões relacionadas às crianças hoje no mundo – trabalho infantil, escravidão, tráfico e violência, qualidade da educação e educação inclusiva – estão hoje incorporadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O Brasil está em condições de encabeçar essa liderança com vistas a organizar uma conferência sobre os ODS relacionados à pauta da infância.”

A ministra Tereza Campello lembrou a trajetória de Kailash Satyarthi, que dedicou toda a sua vida a tirar crianças do trabalho infantil. “Temos o Kailash como um grande parceiro do Brasil e contamos com seu apoio para avançar cada vez mais na luta contra o trabalho infantil.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa