Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Governo federal aprimora investimentos do PAA

Notícias

Governo federal aprimora investimentos do PAA

SEGURANÇA ALIMENTAR

Grupo Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos define agenda de trabalho e perspectivas para 2016
publicado  em 25/02/2016 14h29

Brasília – O governo federal quer que a aplicação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) seja aprimorada. Para isto, quer reforçar sua atuação onde há maior demanda de mercado pelos agricultores familiares, bem como nas localidades em que o nível de insegurança alimentar e nutricional seja maior.

O assunto foi debatido nesta quinta-feira (25) pelo Grupo Gestor do PAA, que é formado por representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – que coordena o programa –, do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Planejamento, da Fazenda e da Educação, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Nossa perspectiva para este ano de trabalho é ter uma execução orçamentária plena, como conseguimos em 2015. Queremos aplicar os recursos da maneira mais eficiente possível e com base em uma metodologia mais qualificada”, afirma o diretor de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, André Grossi Machado.

“Estamos evoluindo para uma melhor distribuição de recursos do PAA no país”, explica o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini. “Essa evolução precisa estar conectada aos locais que carecem de mais esforços em políticas públicas e a metodologia também responde aos órgãos de controle. Tudo isso vai gerar uma aplicação dos recursos onde há mais carência.”

Na reunião, também foi apresentado balanço do programa em 2015, ano em que o PAA apresentou uma execução financeira de mais de R$ 580 milhões, beneficiando mais de 95 mil agricultores, e aproximadamente 12 mil entidades e equipamentos públicos de alimentação e nutrição em todo país.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa