Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Gestores municipais cadastram entidades socioassistenciais

Notícias

Gestores municipais cadastram entidades socioassistenciais

REDE PRIVADA

Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) está disponível desde dezembro de 2015
publicado  em 03/02/2016 12h14
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – Gestores municipais da assistência social estão preenchendo o Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) com informações sobre as entidades e organizações socioassistenciais. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) reabriu o sistema para preenchimento em dezembro de 2015. Estão sendo priorizadas as entidades que possuem Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas) e que tenham parcerias com órgãos públicos.

Já são mais de 18,5 mil entidades registradas na base de dados do CNEAS. A assessora do MDS Amanda Simone Silva destaca a importância da iniciativa. “Além de fortalecer a rede socioassistencial, vamos conhecer os serviços socioassistenciais ofertados em todo o país”, explica, completando que as informações também vão subsidiar novas normativas da política de assistência social.

O cadastro é realizado pelo órgão gestor da assistência social em cada município. A coordenadora do Centro de Convivência do Paranoá, em Brasília, Isabela Tereza Basílio Neri, explica como o governo do Distrito Federal está desenvolvendo a ação. “Após a visita – e com o formulário em mãos –, eu repasso todos os dados à diretoria de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do governo distrital, que preenche o Cneas.”

O Instituto Aprender, que atende crianças entre 8 e 14 anos na capital federal, recebeu equipe técnica do MDS e do governo local, na segunda-feira (1º). O objetivo foi de tirar dúvidas sobre o preenchimento do formulário do Cneas. “Estar no Cadastro mostra que nós estamos trabalhando corretamente. É uma valorização para a entidade”, afirma a supervisora da entidade, Marina Beusti.

Para solicitar o Cebas, é importante as entidades estarem inscritas no Cneas. As certificadas que ainda não estão no cadastro precisam procurar o órgão gestor do município para serem registradas.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa