Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Extrato de saque do Bolsa Família alerta para cuidados com a Zika

Notícias

Extrato de saque do Bolsa Família alerta para cuidados com a Zika

BENEFÍCIOS SOCIAIS

Famílias beneficiárias do programa de complementação de renda recebem informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti
publicado  em 17/02/2016 11h30
Exibir carrossel de imagens Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília – Beneficiários do Bolsa Família recebem desde terça-feira (16) mensagens de alerta sobre o mosquito Aedes aegypti ao sacar o pagamento da complementação de renda. As mensagens impressas nos extratos bancários convocam os beneficiários a se engajar no combate ao mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e o vírus Zika, associado a casos de microcefalia em bebês.

As gestantes do Bolsa Família que já fazem acompanhamento pré-natal recebem nos extratos bancários mensagens especiais sobre o uso de repelentes e de roupas que cubram braços e pernas.  Em geral, as mensagens destacam alguns cuidados necessários para evitar o nascimento do mosquito, como não deixar água parada em calhas, pneus, garrafas, plantas e lixo.

Os extratos de pagamento são o meio de comunicação do governo com os cerca de 14 milhões de beneficiários do programa de transferência de renda. Na opinião do secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Helmut Schwarzer, as mensagens vão ajudar a formar agentes multiplicadores da ação de combate ao mosquito. “Informar os cuidados necessários, por meio do extrato, é uma ótima oportunidade para informar essas pessoas, transformando-as em agentes multiplicadores da informação na sua comunidade.”

A doméstica Maria Damiana de Souza retirou o benefício na terça-feira e parabenizou a ideia. “Essa ação é muito importante para alertar as pessoas mais descuidadas. Muitas vezes a gente tá prevenido em casa, mas corre risco porque as pessoas jogam na rua garrafas e copos que acumulam água. Eu cuido em casa e ainda alerto meus vizinhos.”

Para a dona de casa Besinha Pereira dos Santos, quanto mais pessoas conscientes, melhor. Ela já sabe o que precisa ser feito para eliminar os focos e evitar o nascimento do mosquito. “Tem gente que não tem noção dos riscos do vírus da Zika. Ele está fazendo muitas vítimas. Não basta eu fazer minha parte se os outros não fazem. As mensagens no extrato podem beneficiar muita gente.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa