Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Encontro regional do Congemas contribui para a construção do plano decenal do Suas

Notícias

Encontro regional do Congemas contribui para a construção do plano decenal do Suas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Gestores municipais se reuniram em Campo Grande para analisar a atual situação dos benefícios e serviços da assistência social
publicado  em 19/02/2016 17h51
Foto: Divulgação/MDS

Brasília – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participou nesta sexta-feira (19), em Campo Grande, do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) da região Centro-Oeste.

O objetivo do evento é analisar a atual situação dos benefícios e serviços da assistência social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento. O encontro também contribuirá para a elaboração do Plano Decenal 2016/2026 do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

“Os encontros regionais vão permitir que possamos organizar essa agenda olhando as diferentes regiões. O plano decenal deve olhar para o território, para as diferenças regionais, inclusive sob a ótica da desigualdade de renda, de acesso à educação, saúde, e assistência”, destacou Tereza Campello.

A ministra ressaltou que o país enfrenta hoje um grande desafio, o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Para Tereza Campello, a rede de Assistência Social é fundamental nesse novo cenário.

“A assistência tem um papel diferenciado por ser a rede que pensa o acolhimento. Tanto as gestantes como as famílias que tiveram bebês com microcefalia precisam de apoio, de orientação. A assistência tem capacidade para dar esse suporte”, reforçou.

O presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha Junior, destacou que um dos desafios para os próximos dez anos é alcançar populações das áreas rurais e comunidades tradicionais. “Ainda temos dificuldade em chegar nessa população e de prestar o serviço de maneira continuada. Precisamos criar estratégias e ter equipamentos que nos auxiliem nessa direção para aprimorar os serviços prestados à população que necessita da assistência social no país”.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa