Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Conselho avalia 10ª Conferência Nacional de Assistência Social

Notícias

Conselho avalia 10ª Conferência Nacional de Assistência Social

CNAS

Na primeira reunião do ano, representantes da gestão e da sociedade civil destacaram a importância do evento para fortalecer e consolidar o Suas
publicado  em 16/02/2016 10h27
Foto: Ubirajara Machado/MDS

Brasília – Em reunião na segunda-feira (15), os integrantes do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) debateram os resultados da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em dezembro do ano passado, em Brasília. “Tivemos um debate qualificado sobre o que desprotege as famílias e indivíduos do Brasil e quais são as alternativas”, afirma a diretora de Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e vice-presidente do CNAS, Léa Braga.

“Conseguimos capturar da realidade dos municípios e dos estados as nossas principais fragilidades, mas também elementos importantes que vão nos ajudar a pensar a assistência social daqui dez anos”, explica. Léa aponta que a conferência impulsionou o debate sobre as diretrizes do plano decenal. “Há toda uma preocupação de que o plano decenal se constitua numa direção estratégica e operacional para a política de assistência social. O MDS assumiu a coordenação da elaboração do plano e vamos fazer o debate coletivo.”

Segundo a diretora, quando forem definidas as prioridades, estratégias e metas, o plano será colocado em consulta pública, para posterior deliberação do CNAS. “Esse processo de participação tende a estar revelado nesse movimento de construção do plano decenal que, ao fim, é uma estruturação de ações prioritárias para o sistema por mais dez anos.”

Eleição CNAS – Este ano, o Conselho elege novos membros da sociedade civil para a gestão 2016 a 2018. Até o dia 2 de março, os interessados em participar do processo eleitoral podem se inscrever. “Esse é um momento muito importante de renovação da sociedade civil no CNAS”, destaca Léa Braga. O resultado será divulgado no dia 10 de maio.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa