Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Fevereiro > Começou a Biofach

Notícias

Começou a Biofach

EVENTO

publicado  em 10/02/2016 00h00 MDA
Foto: NürnbergMesse Agricultores brasileiros organizam o espaço para exposição dos produtos

Agricultores brasileiros organizam o espaço para exposição dos produtos

Teve início, oficialmente, nesta quarta-feira (10), mais uma edição da Biofach. O evento, realizado em Nuremberg, na Alemanha, é a maior feira de alimentos orgânicos e produção sustentável do mundo.  Até o próximo sábado (13), os trabalhos de oito empreendimentos de agricultores familiares brasileiros estarão expostos no estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Café, mel, amêndoas de cacau, castanha do Brasil, polpas e sucos concentrados de frutas são alguns dos itens que vão representar a produção orgânica brasileira, durante o evento.

O coordenador de Abastecimento e Comercialização da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Igor Teixeira, participou da abertura do evento e acompanha de perto o trabalho dos expositores brasileiros.  Para ele, a feira é uma oportunidade desses agricultores familiares conquistarem novos mercados. “Do ponto de vista da qualificação e aprendizado, esse tempo aqui na feira vai trazer ganhos extremamente relevantes, no que diz respeito ao entendimento do que esse exigente mercado europeu e internacional quer de produtos orgânicos, com viés sustentável, biológico e agroecológico”, observa.

Igor Teixeira destaca que a participação do Brasil na Biofach celebra o sucesso dos investimentos do governo federal para a agricultura familiar. “Isso coroa a contribuição que o nosso conjunto de políticas e programas tem dado para esses empreendimentos na linha do assessoramento técnico, da qualificação e da gestão,” comenta ao lembrar as ações que o Ministério do Desenvolvimento Agrário desenvolve para estimular a produção orgânica brasileira.  “O nosso interesse é apoiar esses empreendimentos, dar uma retaguarda, para que eles consigam estabelecer contatos que permitam o fechamento de negócios ou  talvez, quem sabe,  num contato futuro para conhecimento do empreendimento,  do produto e da base social “, conclui.

De Minas para o Mundo

A agricultora familiar Edivânia Fernandes é uma das representantes da Coopfam, um dos empreendimentos selecionados para a Biofach. Ela está otimista e espera, além de divulgar a qualidade e o sabor do café que produz, que a feira abra novas portas no mercado internacional.  “Com esse café a gente está levando a nossa marca e expondo a cooperativa internacionalmente”, comemora a jovem, 24 anos, ao falar que sua principal expectativa é fazer contatos para ampliar a comercialização do ´Café Familiar da Terra’.

O café orgânico da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) é um dos produtos expostos na Biofach. O ‘Café Familiar da Terra’ já está presente em nove países, além do Brasil. Somente no ano passado, o empreendimento familiar do Sul de Minas Gerais exportou 13 mil sacas de grãos de café diretamente, e outras 13 mil indiretamente, por meio de parceria comercial.

>> Leia ainda: Agricultura familiar rumo à Alemanha

Fonte:
Adolfo Brito
Ascom/MDA

registrado em: