Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Dezembro > Osmar Terra participa de evento internacional sobre drogas em Campinas

Notícias

Osmar Terra participa de evento internacional sobre drogas em Campinas

Combate às drogas

Ministro foi um dos palestrantes do 4º Congresso Internacional Freemind 2016
publicado  em 09/12/2016 20h18
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Campinas (SP) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, foi um dos palestrantes do 4º Congresso Internacional Freemind 2016, nesta sexta-feira (9), em Campinas (SP). O evento debate formas de tratamento e prevenção às drogas lícitas e ilícitas. Mais de 2 mil pessoas de 242 cidades brasileiras e de 44 países participam do congresso. 

Em sua fala, o ministro alertou que o país vive uma epidemia de dependência química que tem impacto considerável no aumento da violência e da pobreza. “A epidemia das drogas que toma conta do Brasil é grave. É um grande problema de saúde pública e de segurança, que contribui para o aumento da pobreza. Por isso, é tão importante criar uma política estruturada sobre drogas, com participação da segurança, saúde, assistência social e educação”, afirmou. 

Terra defendeu que as políticas públicas de tratamento aos dependentes químicos e de combate ao tráfico sejam reforçadas, inclusive com o reconhecimento do papel das comunidades terapêuticas no tratamento dos dependentes. 

“Nós precisamos melhorar a legislação e o atendimento a essas pessoas. É uma tarefa e tanto a ser feita e eu acredito que isso será feito nesse governo, articulando várias áreas”, completou. 

O ministro também criticou as propostas de descriminalização do consumo de drogas. Segundo ele, a liberação facilitaria o acesso às drogas, aumentando os problemas decorrentes da dependência química, como a violência doméstica. 

O Congresso segue até domingo (11) e conta com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas, Organização Mundial da Saúde e Organização dos Estados Americanos. 

Posse – Mais cedo, em Porto Alegre (RS), o ministro participou da cerimônia de posse do reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Irmão Evilázio Francisco Borges Teixeira, e do vice-reitor, Jaderson Costa da Costa, que é diretor do Instituto do Cérebro do RS (Inscer/RS). 

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa