Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Dezembro > Osmar Terra apresenta Criança Feliz para prefeitos gaúchos

Notícias

Osmar Terra apresenta Criança Feliz para prefeitos gaúchos

Primeira Infância

Em Westfália (RS), ministro incentivou a adesão dos municípios da região do Vale do Taquari à política de desenvolvimento infantil
publicado  em 19/12/2016 19h04
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Westfália (RS) - O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, se reuniu, nesta segunda-feira (19), em Westfália, no Rio Grande do Sul, com prefeitos da região para apresentar o Programa Criança Feliz. Ele incentivou a adesão dos municípios à iniciativa do governo federal para a promoção do desenvolvimento infantil. 

"O trabalho com a primeira infância tem um impacto enorme na vida das pessoas, principalmente para as famílias mais pobres", disse o ministro. Durante o encontro, Osmar Terra afirmou que neste primeiro momento, o programa irá atender as crianças beneficiárias do Bolsa Família, até os três anos de idade, e do Benefício de Prestação Continuada até os seis anos. 

O ministro ressaltou que o estímulo nos primeiros mil dias de vida das crianças é fundamental para a superação da pobreza. "A desigualdade não começa na fase adulta, começa já na barriga da mãe. Por isso, devemos estimular essas crianças para que possam estudar mais e ter empregos melhores que seus pais e superem a pobreza", afirmou. 

Terra destacou, ainda, que o acompanhamento das famílias será realizado semanalmente por visitadores, que irão orientar os pais sobre a melhor forma de estimular as crianças. 

Para o prefeito de Estrela, município localizado a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, Rafael Mallmann, o investimento tem o objetivo de melhorar o futuro das crianças. "O Criança Feliz vai nos ajudar a estruturar este primeiro atendimento na fase mais importante da vida, que é o início da formação dos futuros cidadãos", destacou. O município tem cerca de 580 famílias cadastradas no Bolsa Família e já aderiu ao Programa. 

Criança Feliz – O programa vai reunir ações das áreas da Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Justiça. Até 2018, o governo federal pretende atender mais de quatro milhões de crianças. Até o momento, mais de 550 prefeituras, o Distrito Federal e todos os estados já aderiram. O prazo para adesão de municípios é até 10 de fevereiro. 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa