Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Dezembro > Ministro participa de vistoria no Hospital Regional de Santa Maria (RS)

Notícias

Ministro participa de vistoria no Hospital Regional de Santa Maria (RS)

Ministro Osmar Terra

Instituição entrará em funcionamento em 2017 graças a parceria com hospitais de referência articulada por Osmar Terra
publicado  em 16/12/2016 16h14
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Santa Maria (RS) – Os ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e da Saúde, Ricardo Barros, participaram de uma vistoria nesta sexta-feira (16) no Hospital Regional de Santa Maria (RS), cujas obras foram concluídas em julho. A unidade será inaugurada no primeiro semestre de 2017, graças a uma parceria com instituições de referência, articulada pelo ministro Osmar Terra e o secretário de Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis. 

O hospital permanecia fechado devido a indefinições sobre quem administraria a unidade. Após a articulação, foi definido que o trabalho ficará a cargo dos hospitais Sírio-Libanês, de São Paulo, e Moinhos de Vento e Mãe de Deus, de Porto Alegre. As instituições serão responsáveis pela implantação de sistemas de gestão e operação do Hospital Regional de Santa Maria. 

A unidade será filantrópica, devendo realizar pelo menos 60% do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital contará com 240 leitos de internação e 30 de unidades de terapia intensiva (UTI). Para Terra, a parceria irá garantir um atendimento de qualidade à população, além de servir de referência para outras iniciativas. “Esse hospital vai ser administrado pelas melhores instituições de saúde do Brasil, podendo servir como modelo de gestão para outras instituições filantrópicas”, afirmou. 

O secretário estadual de Saúde destacou os avanços que o novo hospital irá proporcionar à região. “Inicialmente, na parte de internação, o hospital terá com prioridade o atendimento nas áreas de neurologia, traumatologia e reabilitação. Na área ambulatorial, nós vamos implementar uma experiência nacional para que todos os pacientes com diabetes e hipertensão tenham atendimento multidisciplinar, feito por médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros”, explicou Gabbardo. 

Santa Rosa – Acompanhados do governador do RS, José Ivo Sartori, os ministros Osmar Terra e Ricardo Barros também visitaram o município de Santa Rosa, onde participaram de uma reunião com prefeitos da região. Eles apresentaram programas e ações do governo federal e inauguraram a UTI do Hospital Dom Bosco, aguardada há quase dez anos pela comunidade. 

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa