Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Agosto > Parceria com Sistema S vai garantir inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família

Notícias

Parceria com Sistema S vai garantir inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Ministro Osmar Terra participou de reunião com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, para discutir iniciativa
publicado  em 01/08/2016 18h45
Foto: Patrick Grosner/MDSA

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, se reuniu com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, e representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo em São Paulo (Ciesp), nesta segunda-feira (1º), na capital paulista. A parceria com o Sistema S para promover a inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família foi tema do encontro. 

Osmar Terra destacou que a cooperação do Sistema S com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) vai garantir que muitas famílias melhorem de renda e se emancipem. “Os cursos do Pronatec [Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego]  precisam estar vinculados à realidade de cada município. Não adianta ter curso de cabeleireiro onde se precisa de metalúrgico”, avaliou. 

No encontro, o ministro afirmou que quer criar linhas de microcrédito para incentivar o empreendedorismo entre os beneficiários do Bolsa Família. Segundo ele, essa iniciativa pode ter parceria com o Super MEI - programa que disponibiliza soluções técnicas e de gestão para aprimorar os empreendimentos. 

A medida, disse Terra, garantirá a saída das famílias da pobreza. “Acredito que não adianta só dar o peixe, mas dentro do possível oportunizar a geração de renda. Vamos fazer parceria com o Sistema S, criar microcrédito com juros abaixo dos praticados para estimular pequenos empreendimentos”. 

O ministro lembrou que, em 2004, quatro milhões de famílias estavam no programa de transferência de renda. Atualmente, são 14 milhões. “Não se justifica dizer que a pobreza diminuiu. É uma faixa de vulnerabilidade muito grande”. O ministro explicou os procedimentos que estão sendo adotados para focalizar naqueles que mais precisam. “Estamos cruzando base de dados de vários órgãos para filtrar melhor essa informação sem prejudicar quem precisa.” 

O presidente Paulo Skaf elogiou a estratégia para emancipação dos beneficiários do Bolsa Família e se dispôs a colaborar com a iniciativa. “O ministro [Osmar Terra] tem espírito público. Sai do populismo para uma preocupação real com a dignidade e futuro das pessoas”, afirmou.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa