Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Agosto > Ministério do Desenvolvimento Social reafirma compromisso com alimentação saudável

Notícias

Ministério do Desenvolvimento Social reafirma compromisso com alimentação saudável

SEGURANÇA ALIMENTAR

Durante encontro internacional, secretário executivo Alberto Beltrame falou sobre os avanços brasileiros na agenda da nutrição e da segurança alimentar
publicado  em 04/08/2016 18h19
Foto: Rafael Zart/MDSA

Rio de Janeiro – Ao participar do evento Nutrition For Growth (Nutrição para o Crescimento), o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, reafirmou o compromisso do governo federal com a alimentação adequada e saudável. Ele destacou, nesta quinta-feira (4), que o ministério ocupa uma posição estratégica na agenda da nutrição e da segurança alimentar.

“O ministério tem o protagonismo no enfrentamento dos problemas da má alimentação. Não é possível imaginar o desenvolvimento humano de um país sem políticas públicas que promovam a alimentação saudável e nutrição adequada”, afirmou Alberto Beltrame, durante a abertura do encontro internacional, na Casa Brasil, no Rio de Janeiro.

O ministério, ressaltou, preside a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), composta por 20 ministérios, e é responsável pela coordenação da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A estrutura também comporta uma secretaria específica voltada para a área.

Uma das prioridades do governo federal é a qualidade da alimentação, por meio da promoção do acesso a alimentos mais saudáveis. A boa nutrição da população envolve vários aspectos que vão desde a produção de alimentos, formas de abastecimento, comercialização, compra e consumo de alimentos. 

“O ministério desenvolve políticas de apoio à produção e comercialização de produtos da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos. Além disso, outra estratégia desenvolvida é a política de transferência direta de renda, que aumenta o poder aquisitivo da população brasileira”, acrescenta.

Um dos indicadores que evidenciam o avanço brasileiro, disse ele, na agenda da nutrição é a redução do índice de desnutrição infantil aguda. Há 40 anos, esse índice era de 37% no Brasil. “Em 2006, atingimos o padrão de países desenvolvidos. Hoje, esse índice é de 1,8%”.

De acordo com Beltrame, o governo brasileiro também tem o compromisso de regulamentar  comércio de alimentos processados e ultraprocessados no ambiente escolar, regulamentar a publicidade de alimentos ultraprocessados, sobretudo aqueles voltados para o público infantil, e avaliar a viabilidade de medidas fiscais para bebidas adoçadas.

O secretário avalia ainda que os compromissos do Brasil com a agenda de segurança alimentar foram reforçados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). “Dos 17 objetivos, quatro estão relacionados à agenda da alimentação saudável. Assumimos o compromisso de promover uma nutrição adequada e incentivar a produção e consumo de alimentos saudáveis”, acrescenta.

Encontro -  O evento internacional Nutrition for Growth (Nutrição para Crescimento)  é uma iniciativa dos governos do Brasil e do Reino Unido com o objetivo de promover discussões sobre formas de alcance das metas globais e melhorias da nutrição, principalmente da infância. O primeiro encontro foi realizado em Londres, em 2012. 


Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa