Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Agosto > Comitiva indiana visita o Brasil para conhecer experiências na área social

Notícias

Comitiva indiana visita o Brasil para conhecer experiências na área social

POLÍTICAS PÚBLICAS

O ministro Osmar Terra destacou que esse é o primeiro passo para uma parceria entre os países
publicado  em 17/08/2016 19h55
Foto: Patrick Grosner / MDSA

Brasília – Conhecer os programas sociais e aprender com as experiências brasileiras. Esse foi o objetivo da comitiva indiana que está no Brasil. Em visita ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), nesta quarta-feira (17), o grupo conheceu um pouco mais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Bolsa Família, um dos maiores programas de transferência de renda do mundo. 

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, avaliou que este é o primeiro passo para o começo de uma parceria entre os dois países na área social. “A Índia pode nos ajudar a pensar algumas políticas de desenvolvimento social. Nós podemos ajudá-los na transferência de know how das práticas de segurança alimentar e transferência de renda”, explicou. 

Osmar Terra destacou que o ministério está desenvolvendo ações para promover a inclusão produtiva, possibilitando a emancipação do beneficiário do Bolsa Família e incentivando o empreendedorismo. O ministro afirmou ainda que as crianças do programa também terão mais atenção. O investimento na primeira infância será feito por meio do programa nacional que está sendo desenhado pelo ministério. 

A Índia tem um dos maiores programas de distribuição de alimentos do mundo, o Sistema Público de Distribuição Dirigida. A ideia é agregar a esse sistema um programa de transferência de renda a exemplo do Bolsa Família. “Há muita similaridade entre o Brasil e a Índia. Nós estamos muito interessados nessa parceira. Devemos trabalhar juntos para ajudar o povo mais carente”, avaliou o ministro do Consumo, Alimentação e Abastecimento Indiano, Ram Vilas Paswan. 

O ministro Osmar Terra afirmou que, em breve, poderá visitar a Índia para conhecer de perto as políticas sociais e econômicas do país. “Tudo isso será muito importante para sabermos como pensar em nossos programas sociais.”

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa