Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Agosto > Caisan discute Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Notícias

Caisan discute Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

Câmara Interministerial reuniu representantes para debater a aprovação do 2° Plansan
publicado  em 11/08/2016 12h53
Exibir carrossel de imagens Foto: Vânia Santos/MDSA

Brasília – O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Caio Rocha, reafirmou o compromisso do governo federal com as ações para a promoção da alimentação saudável e adequada.

Ele participou, nessa quarta-feira (10), da reunião ordinária do pleno executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)Na ocasião, foi discutida a aprovação do 2º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan), principal instrumento de planejamento, gestão e execução das ações para o período de 2016 a 2019.

Caio Rocha lembrou que o Brasil é um grande produtor de alimentos e, por isso, é fundamental garantir a segurança alimentar da população. “Somos grandes produtores de alimentos. Temos, portanto, que ter um plano de segurança alimentar com ações efetivas para que possamos nos colocar em um padrão de destaque em nível mundial”, afirmou o secretário.

Durante a reunião, Rocha destacou que o 2º Plansan traz um conjunto de 121 metas e 99 ações estruturadas a partir dos grandes desafios voltados aos hábitos alimentares da população brasileira.

Coordenada pelo MDSA, a Caisan reúne representantes de 20 ministérios e secretarias especiais. A câmara é uma instância governamental responsável pela coordenação e pelo monitoramento intersetorial das políticas públicas, na esfera federal, relacionadas à segurança alimentar e nutricional, ao combate à fome, e à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Prazo - Com a reformulação dos ministérios, o pleno executivo da Caisan concedeu 15 dias para que os novos integrantes das pastas avaliem o plano. Após esse prazo, o Plansan vai para a aprovação do pleno ministerial da câmara.

Também esteve em pauta a apresentação da Oficina de Trabalho sobre Indicadores de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em setembro.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa