Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Agosto > Bolsa Família beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país

Notícias

Bolsa Família beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país

Benefícios Sociais

Desempregada Janaína Neves sustenta os quatro filhos com o dinheiro que recebe do programa
publicado  em 19/08/2016 19h03
Foto: Rafael Zart/MDSA

Brasília - Moradora de Ceilândia, a 26 quilômetros de distância de Brasília (DF), Janaína Neves faz parte do cadastro do Bolsa Família há cinco anos. Desempregada e mãe de quatro filhos, ela sustenta a família com os R$ 391 que recebe mensalmente do programa.

Assim como a beneficiária, mais de 13,8 milhões de famílias pobres e extremamente pobres terão sua renda complementada pelo Bolsa Família em todo o país no mês de agosto. O repasse do auxílio referente ao período teve início no dia 18 e termina no dia 31.

Aos 32 anos e sem ter concluído o ensino fundamental, Janaína fazia faxinas na vizinhança até pouco tempo. O dinheiro ajudava a pagar parte das despesas que tem com os filhos, mas uma nova gravidez e o nascimento da caçula, no início de agosto, fizeram com que ela tivesse que parar de trabalhar.

Com uma bebê recém-nascida nos braços e outros três filhos em idade escolar (5, 6 e 16 anos), o repasse do Bolsa Família tem hoje ainda mais importância na vida dela. “É com esse dinheiro que eu vivo, que pago meu aluguel e compro comida para meus filhos. Deus me livre perder essa ajuda”, ressalta.

Reajuste - Este é o segundo mês que as famílias recebem os benefícios do Bolsa Família com o aumento concedido em junho pelo governo federal. O reajuste de 12,5% no valor do beneficio médio permitiu a Janaína incrementar as compras do mês: “É difícil conseguir trazer um agradinho pros meninos, mas esse mês eu comprei um pacote de biscoito pra eles”, conta. 

Pagamento - Os recursos do Bolsa Família ficam disponíveis para saque durante 90 dias. O valor repassado depende do número de membros da família, da idade de cada um e da renda declarada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/saladeimprensa