Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Agosto > Aplicativo do MDSA tira dúvidas sobre a revisão dos benefícios do INSS

Notícias

Aplicativo do MDSA tira dúvidas sobre a revisão dos benefícios do INSS

Ferramenta apresenta perguntas e respostas sobre a revisão do auxílio-doença e da aposentadoria por invalidez
publicado  em 31/08/2016 18h35
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou, nesta quarta-feira (31), o aplicativo Revisão dos Benefícios do INSS. O programa auxiliará os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a tirar as dúvidas sobre a revisão dos benefícios. Disponível inicialmente para o sistema Android, o aplicativo também ajudará a diminuir o fluxo de atendimento nas agências da Previdência Social, principalmente no esclarecimento de dúvidas dos beneficiários. Na próxima semana, o serviço também estará disponível na App Store. 

Em fase inicial, o aplicativo apresenta perguntas e respostas sobre a revisão que o governo federal está fazendo dos benefícios por incapacidade. Perguntas como “Quem será chamado primeiro” e “Como será feita a convocação” podem ser encontradas na ferramenta. 

De acordo com o secretário executivo do MDSA, Alberto Beltrame, o ministério tem uma grande preocupação com os segurados da Previdência Social e se eles estão sendo devidamente informados pelo governo. “Este aplicativo que o ministério está lançando é mais uma ferramenta que disponibilizará informações para todos os aqueles segurados que estão em benefício de auxílio doença ou aposentadoria por invalidez . Uma informação qualificada, segura e disponível em qualquer lugar.”

O MDSA estuda liberar em alguns meses o serviço de georreferenciamento das agências do INSS e a possibilidade de consultas de benefícios cancelados. 

Revisão –
No início de agosto, o INSS publicou uma resolução que institui o Programa de Revisão dos Benefícios por Incapacidade. Com a medida, os beneficiários que recebem auxílio-doença e aposentadoria por invalidez serão chamados para uma nova perícia médica. No total, serão convocados 530 mil beneficiários com auxílio-doença. Outros 1,1 milhão de aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos também passarão pela avaliação. 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa