Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > Servidores de Institutos Federais são capacitados no PAA

Notícias

Servidores de Institutos Federais são capacitados no PAA

CAPACITAÇÃO

Iniciativa qualifica profissionais a realizar compras de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do programa
publicado  em 01/04/2016 18h06

Brasília – Neste mês, 288 servidores de 35 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de todo o Brasil terminam a capacitação no curso a distância de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra Institucional. Os alunos são profissionais dos setores de Compras, Alimentação, Assistência ao Educando e Extensão de todas as regiões do país.

O curso foi promovido pelo Instituto Federal do Sul de Minas, de Pouso Alegre (MG), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério da Educação, na modalidade de Ensino a Distância, com carga horária de 90 horas e duração de dois meses e meio. O projeto é um piloto com possibilidade de ampliação.

Dividida em cinco unidades, com apostilas em ambiente virtual e monitoramento de sete professores e 12 tutores, a atividade tem o objetivo de melhorar o desenvolvimento de ações dos dois programas, contribuir para melhorar a eficiência na gestão dos recursos do PNAE e o entendimento sobre a execução do PAA.

Segundo a coordenadora geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do MDS, Hetel Leepkaln dos Santos, “as aquisições de alimentos da agricultura familiar têm potencial de estimular uma alimentação mais adequada através da melhoria da qualidade dos produtos ofertados, uma vez que os alimentos são frescos e minimamente processados além de promover o acesso dos agricultores familiares ao mercado, gerando inclusão social e desenvolvimento local”.

A modalidade Compra Institucional foi tema do último módulo, envolvendo questões de legislação, operação, preços de aquisição, limite de venda e elaboração de chamada pública. Desde o início desse ano, os órgãos da Administração Pública federal devem destinar o percentual mínimo de 30% destinado à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações, empreendedores familiares rurais. O MDS apoia órgãos compradores com formação, articulação de fornecedores e compradores, auxiliando nas aquisições de alimentos para que seja cumprido o estabelecido.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
http://www.mds.gov.br/area-de-imprensa