Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > Serviço de assistência social é destacado por representante do Uruguai

Notícias

Serviço de assistência social é destacado por representante do Uruguai

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Diretor do Ministério do Desenvolvimento Social do país sul-americano, Mauricio Guarinoni visitou Cras no DF e conheceu o Sistema Único de Assistência Social (Suas)
publicado  em 22/04/2016 10h31
Foto: Lia de Paula/MDS

Brasília – O Brasil tem muito a ensinar com os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), segundo o diretor do Ministério de Desenvolvimento Social do Uruguai, Mauricio Guarinoni. “O país avançou muito nos últimos anos na estruturação da política social, mesmo sendo um país tão grande. Os Cras [Centros de Referência de Assistência Social] e os Creas [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] são exemplos a serem seguidos de garantia dos direitos das famílias”, afirmou, ao visitar o Cras de São Sebastião, região administrativa de Brasília.

Guarinoni destacou a importância do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que identifica e mapeia as famílias de baixa renda. “Esse é um modelo digno de ser replicado por outras nações, que conseguiu reunir em uma única base dados de um país continental, de diferentes raças e culturas.”

Durante a visita a São Sebastião, na quarta-feira (20), a gerente do Cras, Sinara Silva de Deus, explicou para o representante do governo uruguaio como funciona a unidade, que atua no acolhimento à população em situação de vulnerabilidade social, e o trabalho que é desenvolvido pela equipe de profissionais. “É muito gratificante perceber que os governos de outros países querem aprender com as nossas experiências. O trabalho social vai além do assistencialismo. É um acompanhamento familiar sistemático, de forma a garantir direitos e dignidade.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa