Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > MDS cria Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

Notícias

MDS cria Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

SEGURANÇA ALIMENTAR

Objetivo é fortalecer e integrar a atuação das unidades de segurança alimentar e assim contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil
publicado  em 25/04/2016 11h49

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) oficializou a criação da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, publicada no Diário Oficial no dia 15 de abril. O objetivo é fortalecer e integrar a atuação das unidades de segurança alimentar e nutricional e, assim, contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos e para a garantia do direito humano à alimentação adequada.

Podem participar da Rede, os bancos de alimentos sob gestão dos governos federal, estaduais ou municipais, as Centrais de Abastecimento e as organizações da sociedade civil. As instituições públicas federais de ensino ou pesquisa que desenvolvem estudos e tecnologias sobre bancos de alimentos e outras instâncias do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional também podem integrá-la.

A coordenadora-geral de Equipamentos Públicos do MDS, Kathleen Machado, explica que a Rede vai aprimorar os processos de captação e distribuição dos alimentos doados, para proporcionar maior efetividade, com redução das perdas. “São alimentos que se encontram fora dos padrões de comercialização, mas mantêm inalteradas suas propriedades nutricionais, não apresentando qualquer risco ao consumo humano.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa