Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > Inca divulga ações do Brasil Saudável e Sustentável

Notícias

Inca divulga ações do Brasil Saudável e Sustentável

Celebrando o Dia Mundial da Saúde, o Instituto de Câncer divulga campanha que estimula a alimentação saudável
publicado  em 08/04/2016 10h37
Foto: Sergio Amaral/MDS

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) apresenta, nesta sexta-feira (8), a campanha Brasil Saudável e Sustentável aos colaboradores do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O evento celebra o Dia Mundial da Saúde, na sede do Instituto, no Rio de Janeiro. O Inca é um dos parceiros do MDS nesta ação estratégica do governo federal que visa combater os índices crescentes de obesidade e de sobrepeso da população brasileira a partir do consumo de alimentos saudáveis. 

Além da apresentação, a programação do evento ainda conta com uma feira de produtos orgânicos, desenvolvida pelo Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, e oficina de Culinária Orgânica com a chef Regina Tchelly. O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Arnoldo de Campos, acredita que estes esforços das instituições são positivos. “O Inca tem feito estudos importantes e que denunciam a relação entre a má alimentação e o câncer. Esta apresentação para os colaboradores do Instituto é importante para divulgar a campanha Brasil Saudável e Sustentável, uma vez que mostra uma escolha saudável de alimentação.” 

A adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação adequada aliada à prática de atividades físicas, pode prevenir em até um terço os casos de câncer. Estas iniciativas fazem parte da agenda de enfrentamento do Inca e da campanha e serão tema de mobilizações durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. 

Maria Eduarda Melo, nutricionista da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do Inca, destaca a importância da campanha. “Esta parceria com o MDS vem criando oportunidades de unirmos esforços e iniciativas para avançarmos na agenda da promoção da alimentação saudável e sustentável. A adesão reforça nosso compromisso institucional com a promoção da alimentação saudável e o reconhecimento social da importância da alimentação e do peso saudável na prevenção do câncer.” 

São parceiros da campanha Brasil Saudável e Sustentável: Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), Organização Pan-Americana da Saúde, Prefeitura do Rio de Janeiro, Ministério do Turismo, Agência de Cooperação Alemã (GIZ), Instituto Maniva, Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes (SindRio), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Sociedade Nacional de Agricultura, Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Social do Comércio (Sesc), Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Saúde. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br           

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa