Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > Evolução do Bolsa Família e seus impactos positivos são tema de debate

Notícias

Evolução do Bolsa Família e seus impactos positivos são tema de debate

SEXTA COM DEBATE

Estudo do pesquisador Janio Alcantara cruzou informações do MDS e do Ipea e aponta que é possível integrar políticas públicas a baixo custo orçamentário
publicado  em 01/04/2016 17h44
Lia de Paula/MDS

Brasília – A evolução do Programa Bolsa Família, bem como seu desenvolvimento, custos e desempenho operacional foi o tema de um estudo apresentado hoje (1º) no evento Sexta com Debate, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Levantamento do pesquisador Janio de Souza Alcantara atesta que é possível integrar políticas públicas com parcerias entre as esferas administrativas e um baixo custo orçamentário.

Durante a apresentação, Alcantara esmiuçou os componentes da estrutura do Bolsa Família – programa de transferência de renda que atende 14 milhões de famílias brasileiras.  A pesquisa Evolução do programa social no Brasil: gênese, desenvolvimento, custos e desenho operacional do Programa Bolsa Família é resultado da reunião de informações levantadas por Alcantara a partir de uma consultoria prestada ao MDS, em 2015, por meio da Iniciativa Brasileira de Aprendizagem por um Mundo Livre de Pobreza – World Without Poverty (WWP).

Na avaliação de Alcantara, o Bolsa Família é um programa bem estruturado, principalmente do ponto de vista da rede socioassistencial e da integração de políticas públicas, mesmo com suas complexidades institucionais. “No entanto, é uma política de baixo custo [5% do orçamento total] e de grande eficácia em qualquer região do país, uma vez que classifica a pobreza das famílias a partir da renda.”

O Sexta com Debate reúne convidados a cada 15 dias, preferencialmente às sextas-feiras, para debater temas diversos. Para acessar o material dos temas apresentados em edições anteriores basta clicar aqui.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa