Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > Documentário O Começo da Vida tem pré-estreia em Brasília

Notícias

Documentário O Começo da Vida tem pré-estreia em Brasília

POLÍTICA PÚBLICAS

Ministra Tereza Campello participa de debate após a exibição, com a diretora Estela Renner, que realizou os filmes Muito Além do Peso e Criança: a Alma do Negócio
publicado  em 28/04/2016 15h50
Foto: Divulgação

Brasília – O documentário O Começo da Vida, da diretora Estela Renner, tem sua pré-estreia em Brasília na próxima terça-feira (3), às 19h, no Espaço Itaú de Cinema, no CasaPark. Após a exibição, haverá debate com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da diretora do filme.

Por meio de entrevistas com especialistas e famílias de diversas culturas, etnias e classes sociais, Estela apresenta um dos maiores avanços da neurociência nos últimos anos: a descoberta de que os bebês se desenvolvem não apenas a partir de seu DNA, mas da combinação entre sua carga genética e as relações com aqueles que os rodeiam.

O documentário percorre, além do Brasil, o Canadá, Índia, China, Quênia, Itália, Argentina, Estados Unidos e França. Uma das personagens é Phula, menina indiana que cuida sozinha dos irmãos em uma comunidade em meio a obras em construção, mostrando como os relacionamentos humanos, inclusive em situações extremas, podem ser fundamentais para o desenvolvimento na infância.

Política pública – A primeira infância é uma das bandeiras do governo federal desde 2011, por meio do Plano Brasil Sem Miséria. Quando ele foi lançado, uma das faces mais cruéis da miséria era a forte concentração entre crianças e adolescentes de até 14 anos. Dado preocupante, visto que os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança.

Para garantir que as crianças tivessem os cuidados nutricionais necessários e crescessem em um ambiente tranquilo, saudável e seguro, foram estabelecidas ações urgentes e intersetoriais. Assim, além de mudanças no Bolsa Família, que permitiram ampliar a renda de quem mais precisa, foram desenvolvidas iniciativas amplas na área de educação e saúde, em uma perspectiva de atenção integral.

Acessibilidade – O Começo da Vida é dublado em seis idiomas (inglês, português, espanhol, francês, árabe e chinês) e legendado em 21. Também estará acessível em LIBRAS (língua brasileira de sinais), closed caption (legenda fechada) e audiodescrição, no aplicativo MovieReading – disponível para smartphones e tablets.

Nas cidades fora do circuito em que o filme estiver em cartaz, inclusive no exterior, O Começo da Vida será disponibilizado gratuitamente no VideoCamp. Por meio da plataforma on-line, os interessados podem organizar uma exibição pública em suas casas, escolas, praças etc.

Serviço:
Pré-estreia do filme O Começo da Vida, seguido de debate com a ministra Tereza Campello e a diretora Estela Renner
Quando: terça-feira (3), às 19h
Onde: Espaço Itaú de Cinema – Casa Park – SGCV Sul lote 22 – Brasília

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa