Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > Agroecologia é fundamental para o aprimoramento do PAA Sementes

Notícias

Agroecologia é fundamental para o aprimoramento do PAA Sementes

AGRICULTURA FAMILIAR

Desafios e avanços da nova modalidade do Programa de Aquisição de Alimentos foram debatidos durante a 14ª reunião da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica
publicado  em 07/04/2016 15h06
Foto: Sergio Amaral/MDS

Brasília – “Saber como está andando o Programa, coletando informações, sugestões e avaliações de eficiência e aperfeiçoamento junto às entidades agroecológicas que participam de sua execução vai nos ajudar a melhorar ainda mais esta modalidade”, afirmou nesta quinta-feira (7) o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Arnoldo de Campos. Ele participou da 14ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), em Brasília, e falou sobre a modalidade Sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O PAA Sementes foi criado em 2015 e trouxe um novo formato de operações para a aquisição de sementes, com mais transparência e permitindo que novas organizações produtoras se inserissem no mercado de compras institucionais. Em seu primeiro ano de execução, a nova modalidade atingiu 4,99% de execução no orçamento estipulado para o PAA – a meta era 5%. “Com a retomada da modalidade, conseguimos ampliar sua execução. Agora, nosso desafio é manter o fluxo de fornecimento e distribuição dos agricultores”, destacou Campos.

A qualidade das sementes possui uma relação direta com a qualidade dos alimentos produzidos. “Precisamos ter padrões de qualidade para as sementes novas, como as sementes crioulas, que o Brasil não é acostumado a trabalhar. Precisamos ter essa orientação dos órgãos que qualificam e fomentam essa produção.”

Segundo o secretário, a reunião proporcionou um alinhamento das demandas que o PAA Sementes possui junto às entidades agroecológicas. “Nosso desafio é que possamos ter critérios adequados, que garantam a produção adequada destas sementes. Esta modalidade de compra de Aquisição de Sementes é pensada principalmente sob uma base produtiva agroecológica.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa