Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Abril > “Temos que consolidar na assistência social uma cultura de Estado”

Notícias

“Temos que consolidar na assistência social uma cultura de Estado”

FONSEAS

Secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro pediu aos secretários estaduais que participam do Fonseas que garantam a soberania das políticas de assistência social
publicado  em 06/04/2016 10h28
Foto: Lia de Paula/MDS

Brasília – O compromisso dos governos estaduais para efetivar o Pacto do Sistema Único da Assistência Social (Suas) garantirá o fortalecimento e a soberania das políticas de assistência social, destacou na terça-feira (5) a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro.

Ela participou da reunião de preparação para o Encontro Nacional do Fórum Nacional de Secretários(as) Estaduais de Assistência Social (Fonseas), que será realizado nos dias 9 e 10 de maio, em Brasília. “A participação de mais de 20 estados nesta reunião demonstra que os entes federativos estão comprometidos com o processo de consolidação do Sistema Único de Assistência Social. Nosso objetivo é trazer mais autonomia para que o sistema não sofra interferências por ocasião de processos eleitorais ou instabilidades políticas que o país venha a enfrentar”, afirmou Ieda. “Temos que consolidar na assistência social uma cultura de Estado – e não de governo.”

Segundo o presidente do Fonseas, André Quintão, o encontro nacional representa mais um passo na construção do Plano Decenal da Assistência Social e que as deliberações do colegiado levarão em conta as diversidades e discussões regionais previamente realizadas pelas prefeituras. “Vamos definir e fortalecer as prioridades da participação federativa no Suas à luz do diálogo com usuários, gestores municipais e governo federal. Queremos construir um sistema que atenda a assistência social com qualidade e oportunidades e que atribua autonomia para que cada nível de governo faça sua parte.”

Rodrigo Coelho do Carmo, secretário estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo, ressaltou que os avanços do Suas ao longo do últimos anos garantiram mais acesso das famílias às política de assistência social. “É um avanço significativo, porque hoje o cidadão sabe o que ele deve exigir do estado no que diz respeito à assistência social graças ao Suas, que traz uma política com o foco no atendimento às famílias. O fortalecimento deste sistema fará com que o estado possa ser mais proativo, se reconhecendo como ofertante legítimo destes direitos.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa