Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > Preenchimento do Censo Suas 2015 começa nesta quinta (17)

Notícias

Preenchimento do Censo Suas 2015 começa nesta quinta (17)

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Questionário avalia a execução e os resultados dos programas e serviços oferecidos à população
publicado  em 16/09/2015 14h50
Exibir carrossel de imagens Foto:AnaNascimento/MDS A novidade deste ano é a inclusão de um questionário para as unidades que executam serviços para pessoas  com deficiência

A novidade deste ano é a inclusão de um questionário para as unidades que executam serviços para pessoas com deficiência

Brasília, 16 – Gestores estaduais, municipais e conselheiros começam a preencher, nesta quinta-feira (17), as informações do censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O prazo para preenchimento segue até 29 de novembro.

A novidade deste ano é a inclusão de um questionário para as unidades que executam o serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas com algum grau de dependência e suas famílias. Com isso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) terá informações mais específicas sobre o serviço.

“Vamos saber onde estão essas unidades, como o serviço é feito e qual é a estrutura de cada lugar. O questionário será importante para conhecer a realidade dos equipamentos”, explicou Hugo Miguel Pedro Nunes, analista do departamento de Gestão do Suas.

O Censo Suas é feito anualmente desde 2007. O levantamento permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar a quantidade de unidades de atendimento, a estrutura, as atividades e os serviços prestados, além do perfil dos trabalhadores da área.

A iniciativa também avalia a execução e os resultados dos programas, serviços e benefícios oferecidos à população, assim como norteia as políticas públicas. “O Censo Suas é uma importante ferramenta de coleta de informações sobre serviços, programas e projetos de assistência social, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social”, afirmou Nunes.

O município que não preencher o questionário pode sofrer sanções administrativas ou mesmo bloqueio de recursos enviados pelo governo federal.

Preenchimento – O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço.

A orientação é que as unidades respondam ao questionário no papel e, depois, encaminhem ao gestor para o preenchimento no sistema eletrônico.

Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, ele deverá entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.



Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS
(61) 2030-1021