Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > Mais de 11,7 mil agricultores familiares da Bahia terão água para produção de alimentos

Notícias

Mais de 11,7 mil agricultores familiares da Bahia terão água para produção de alimentos

ACESSO À ÁGUA

Tecnologias sociais de acesso à água serão entregues até dezembro de 2016
publicado  em 17/09/2015 17h55

Brasília – Mais de 11,7 mil agricultores familiares terão acesso à água para produção de alimentos na Bahia. A meta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do governo da Bahia é entregar as tecnologias sociais de armazenagem de água da chuva até dezembro de 2016.

Com investimento total de R$ 120,2 milhões, serão entregues 6,9 mil cisternas calçadão e 4,8 mil barreiros trincheira. Até o momento, já foram construídas 349 tecnologias, sendo 283 barreiros trincheira e 67 cisternas calçadão. Junto com as tecnologias, o agricultor recebe insumos variados, como sementes, mudas, caprinos, ovinos e galinhas. Ele também pode receber materiais para a infraestrutura produtiva.

Antes de iniciar a construção das tecnologias, as famílias beneficiadas recebem orientações sobre o funcionamento do sistema simplificado de água para produção de alimentos e como fazer o bom uso da água. A capacitação leva em consideração as necessidades de cada comunidade. As famílias aprendem a cuidar do meio ambiente onde moram e a conviver com o Semiárido. 

A cisterna calçadão pode armazenar 52 mil litros de água e é ligada a um calçadão de 200 metros quadrados que serve com área de captação da água da chuva. Essa água escorre do calçadão até a cisterna através de um cano. Já os barreiros trincheira são reservatórios estreitos e profundos com capacidade para armazenar 500 mil litros de água.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 


Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa