Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > Gestores discutem políticas públicas em Sobral (CE)

Notícias

Gestores discutem políticas públicas em Sobral (CE)

BRASIL SEM MISÉRIA

Secretário Tiago Falcão apresentou em seminário avanços na redução da pobreza
publicado  em 23/09/2015 19h26

Brasília – Nesta terça-feira (22), em Sobral (CE), o secretário Extraordinário de Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tiago Falcão, participou do seminário As Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância e a Erradicação da Extrema Pobreza, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza, que reuniu gestores, professores e pesquisadores do município.

Tiago Falcão falou sobre a evolução das políticas sociais e seu impacto na redução da extrema pobreza em todo o país e no Ceará. “Sobral é referência tanto nas políticas de combate à pobreza quanto pela maneira criativa como tem enfrentado problemas que são nacionais. O município tem o alinhamento de políticas com os governos federal e estadual”, destacou.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad) 2013 e metodologia utilizada pelo Banco Mundial, a pobreza multidimensional no Ceará – que considera, além da renda, outras privações, como falta de acesso à escola, à água potável e a saneamento, por exemplo – caiu de 19,2%, em 2001, para 1,2%, em 2013. Várias políticas públicas do governo federal, por meio do Plano Brasil Sem Miséria, colaboraram para esse resultado, entre elas o Bolsa Família.

As políticas sociais também contribuíram para uma queda na pobreza multidimensional crônica no Brasil: o índice caiu de 8,3%, em 2002, para 1,1%, em 2013.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa