Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > Gestores devem ficar atentos ao prazo para preenchimento do Censo Suas 2015

Notícias

Gestores devem ficar atentos ao prazo para preenchimento do Censo Suas 2015

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Coordenadores dos Centros de Convivência devem enviar os dados a partir desta segunda-feira (28)
publicado  em 28/09/2015 11h47

Brasília – Coordenadores dos Centros de Convivência começam a preencher, nesta segunda-feira (28), as informações do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2015. O prazo para preenchimento segue até 13 de novembro.

O Censo Suas é realizado anualmente pelo MDS desde 2007. O levantamento mapeia o Suas com informações sobre quantidade, serviços e atividades prestados nos equipamentos de assistência e o perfil dos trabalhadores da área. Além disso, avalia a estrutura e atuação dos conselhos estaduais e municipais e a gestão do sistema nos estados e municípios.

Para a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, o levantamento mostra para os estados e municípios o estágio de organização dos serviços prestados. “O censo é o momento de registrar e fotografar como estamos construindo o Suas em todo o território nacional. Também é uma importante base de informações para os órgãos de controle”, destaca.

Preenchimento – O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço.

A orientação é que as unidades respondam ao questionário no papel, depois encaminhem ao gestor para o preenchimento no sistema eletrônico.

Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, ele deverá entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.

As retificações do questionário poderão ser feitas entre os dias 28 de novembro e 06 de dezembro.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa