Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > Compra Institucional é apresentada para técnicos do Sebrae

Notícias

Compra Institucional é apresentada para técnicos do Sebrae

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

MDS estuda parceria com a instituição para divulgar as compras da agricultura familiar junto aos órgãos governamentais
publicado  em 14/09/2015 00h00

Brasília – Técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) conheceram nesta segunda-feira (14), durante videoconferência, a modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Apresentamos o PAA Compra Institucional, que permite que órgãos da União, Estados e municípios comprem, com recursos próprios, produtos da agricultura familiar com dispensa de procedimento licitatório”, destaca a coordenadora-geral de Aquisição e Distribuição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Hétel dos Santos.

A partir de janeiro de 2016, os órgãos federais devem destinar, no mínimo, 30% dos recursos aplicados na aquisição de alimentos para produtos da agricultura familiar. Segundo a coordenadora, o ministério estuda uma parceria com o Sebrae para divulgar a Compra Institucional nos estados.

“Nosso interesse é qualificar os processos de compras de alimentos executados nos estados e municípios. O Sebrae pode apoiar os empreendimentos da agricultura familiar na elaboração dos editais, na divulgação das chamadas e na gestão e na qualificação da oferta. Queremos aprimorar nossas ações para que os estados tenham um acompanhamento mais presente dos técnicos nessa agenda”, acrescentou.

Cerca de 60 profissionais das unidades do Agronegócio, de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, e de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae participaram da videoconferência. O PAA Compra Institucional foi apresentado pela coordenadora e pelo diretor de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDS, André Machado.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021