Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > CNAS vai premiar experiências de sucesso de controle social das políticas públicas

Notícias

CNAS vai premiar experiências de sucesso de controle social das políticas públicas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Conselhos estaduais e municipais de assistência social e entidades têm até o dia 28 de outubro para inscreverem boas práticas
publicado  em 30/09/2015 14h13

Brasília – Conselhos estaduais e municipais de assistência social e entidades da sociedade civil têm até o dia 28 de outubro para inscreverem boas práticas de controle social no prêmio Mérito do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O objetivo é reconhecer e aprimorar as iniciativas de fiscalização que tenham produzido resultados efetivos na atuação da política de assistência social.

A premiação será entregue em dezembro, durante a X Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília. A seleção das boas práticas será divulgada no dia 16 de novembro. Esta é a segunda edição do prêmio.

De acordo com o presidente do CNAS, Edivaldo Ramos, a iniciativa também tem por objetivo aprimorar as políticas públicas. “Ao reconhecer as boas práticas, podemos replicá-las e induzir outros conselhos e entidades a participarem ainda mais do controle das políticas. Essas referências podem beneficiar os usuários, os trabalhadores e as entidades”, destacou. 

Para conferir o edital do prêmio e se inscrever, clique aqui. Nas inscrições, devem ser descritos o histórico dos problemas enfrentados e a metodologia utilizada para a implantação da iniciativa de sucesso. A inscrição só será confirmada após o envio dos documentos que comprovem a ação para o e-mail cnas@mds.gov.br.

O concurso está dividido em duas categorias. A primeira vai reconhecer os municípios de pequeno, médio e grande porte, além de conselhos estaduais. Já as organizações de trabalhadores, de usuários e de entidades da assistência social competirão na segunda categoria. É a primeira vez que a sociedade civil será premiada.

Atuação – Por meio do controle social, os cidadãos podem fiscalizar a ação do Estado (União, estados e municípios), exigindo que o governo preste contas sobre o uso dos recursos públicos. A população verifica, assim, se o poder público está atendendo as demandas da sociedade em relação à política de assistência social.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa