Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > CapacitaSUAS é estratégico para a consolidação do Suas

Notícias

CapacitaSUAS é estratégico para a consolidação do Suas

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Secretária Ieda Castro participou nesta terça-feira (8) da aula inaugural do curso que vai qualificar 2.250 gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social nos municípios cearenses
publicado  em 09/09/2015 12h03
Foto: Sheyla Castelo Branco/STDS-CE Ieda Castro diz que a capacitação é estratégica no processo de consolidação do Suas

Ieda Castro diz que a capacitação é estratégica no processo de consolidação do Suas

Brasília – “A qualificação profissional dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social é fundamental para que a oferta dos serviços da assistência social à população mais vulnerável seja feita com qualidade”. A ideia foi defendida pela secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ieda Castro.

Ieda participou nesta terça-feira (8) da aula inaugural do CapacitaSUAS em Fortaleza (CE), uma iniciativa promovida pelo MDS em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

A secretária lembrou que a assistência social é um direito e uma obrigação do Estado. Para a secretária, a capacitação como um processo de educação permanente é estratégica no processo de consolidação do Suas, além de ser um desafio para o sistema nos próximos dez anos.

“É preciso consolidar práticas novas, mais proativas onde o trabalhador do Suas possa entrar no território, conhecer a realidade da população e transformá-la. Porque a assistência social é uma oportunidade de melhorar a vida dos que mais precisam”, reforçou.

O curso qualifica profissionais do SUAS para melhorar a oferta de serviços e benefícios socioassistenciais, além de implementar ações dos planos estratégicos do governo brasileiro. O CapacitaSUAS é dividido em três módulos: Implementação de Ações do Plano Brasil sem Miséria; Gestão Financeira e Orçamentária do SUAS e Indicadores para Diagnóstico e Acompanhamento do Suas e do plano Brasil sem Miséria.

Ieda ressaltou a necessidade de os estados e municípios continuarem o processo de educação permanente. “O Suas precisa de trabalhadores qualificados, com capacidade de análise crítica das diversas realidades em seus territórios, para que possam atender bem a população”.

CapacitaSUAS

O CapacitaSUAS destina-se aos trabalhadores do Suas que atuam na rede socioassistencial governamental e não governamental, assim como aos gestores e demais trabalhadores que atuam nos órgãos de gestão do sistema em âmbito municipal, distrital e estadual (secretarias de assistência social) e aos agentes de controle social no exercício de suas competências e responsabilidades nos conselhos de assistência social.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa