Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Setembro > Acordo entre MDS e CFP vai aprimorar atuação de psicólogos no Suas

Notícias

Acordo entre MDS e CFP vai aprimorar atuação de psicólogos no Suas

ASSITÊNCIA SOCIAL

Cooperação entre Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Conselho Federal de Psicologia prevê a qualificação de profissionais
publicado  em 18/09/2015 13h00
Ascom/MDS Acordo pretende aprimorar e qualificar a atuação dos psicólogos no Suas

Acordo pretende aprimorar e qualificar a atuação dos psicólogos no Suas

Brasília - Um acordo de cooperação firmado nesta quinta-feira (17) entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por meio de sua Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), e o Conselho Federal de Psicologia (CFP) pretende aprimorar e qualificar a atuação dos psicólogos no Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, destacou que este é o momento de aproximação dos psicólogos que estão trabalhando na política de Assistência Social. “O psicólogo não é formado para trabalhar no Suas; é dentro do processo de trabalho que ele vai construindo esse saber. Essa cooperação nos dá segurança de que vamos agir com unidade na direção”, ressaltou.

O acordo de cooperação prevê a troca de informações e dados coletados no Censo Suas entre a SNAS e o CFP, a atuação conjunta na orientação dos profissionais e na criação de diretrizes para inclusão de temas relacionados ao Suas na formação dos profissionais de Psicologia. Além disso, os dois órgãos vão elaborar orientações aos municípios sobre a importância da realização de concursos públicos.

A Presidenta do Conselho Federal de Psicologia, Mariza Borges, acredita que o acordo reflete a preocupação do conselho e do governo federal com a atuação dos psicólogos na Rede Suas. “Temos certeza que, se não unirmos esforços, não conseguiremos fazer avançar as políticas públicas, principalmente o Suas. Estamos juntos nisso, fazendo um trabalho em prol da sociedade”, concluiu.

Atualmente, cerca de 16 mil profissionais de Psicologia atuam no Suas.

Informações sobre os programas do MDS:

0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:

Ascom/MDS
(61) 2030-1021/www.mds.gov.br