Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Outubro > Tereza Campello recebe ministro do Desenvolvimento Social de Lesoto

Notícias

Tereza Campello recebe ministro do Desenvolvimento Social de Lesoto

POLÍTICAS SOCIAIS

Delegação africana participa de seminário organizado pelo MDS para apresentar experiência do Bolsa Família
publicado  em 20/10/2015 16h38
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, se reuniu, nesta terça-feira (20), com o ministro do Desenvolvimento Social de Lesoto, Molahlehi Tiisetso Letlotlo. No encontro, foram apresentadas políticas públicas, como o programa Bolsa Família, que atende cerca de 14 milhões de famílias, e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

“Estamos aqui para aprender como os brasileiros tiveram progresso e investiram nas políticas de proteção social. O Bolsa Família deve ser admirado e apoiado por todos, porque ele existe para salvar as vidas das pessoas, melhorar sua saúde e frequência escolar, e fazê-las se sentir parte desse compromisso”, afirmou o ministro africano. Dos cerca de 1,9 milhão de pessoas que vivem em Lesoto, 57% da população vive abaixo da linha da pobreza. Além disso, o país possui um dos mais altos índices de contaminação por HIV do mundo (23% dos adultos).

A delegação mostrou interesse em aprender como o governo brasileiro coordena as ações de combate à pobreza e à fome de forma intersetorial e multidimensional. A ministra Tereza Campello destacou que esta é uma das principais dificuldades na implementação das políticas, mas que é necessário enfrentá-la.  “Só se consegue combater a pobreza com um conjunto de políticas”, disse. Ela também destacou outro fator fundamental para o sucesso. “Todas as experiências de governança intersetorial têm em comum uma questão: a vontade política de quem está no comando da nação”.

Até quinta-feira (22), as delegações de Lesoto, do Haiti, da Tanzânia e da Zâmbia participam de um seminário internacional promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Ao final do encontro, os representantes estrangeiros irão a um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), no Distrito Federal, para entender o processo de inserção das famílias pobres no Cadastro Único.

Esta é a segunda vez que uma delegação de Lesoto vem ao país como o objetivo de conhecer as políticas públicas brasileiras. Durante o encontro, o ministro africano também relatou à ministra os recentes avanços da proteção social em seu país e destacou que parte desse esforço foi influenciado pela visita anterior ao Brasil.

Atualmente, Lesoto tem o Programa Bolsa Criança (Child Grants Programme) que faz transferência de renda não condicionada para lares que acolhem órfãos e crianças vulneráveis. Além do programa social, em 2015, o governo de Lesoto lançou a Política Nacional de Desenvolvimento Social (NPSD), com o objetivo de promover programas que melhorem o bem-estar das pessoas com foco na redução da pobreza e da desigualdade. Em parceria com outros ministérios, eles também desenvolvem a Estratégia Nacional de Proteção Social (NSPS) para garantir políticas complementares em diferentes áreas.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa