Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2015 > Outubro > Tereza Campello participa do Chamado da Floresta em Santarém

Notícias

Tereza Campello participa do Chamado da Floresta em Santarém

INCLUSÃO PRODUTIVA

Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome debate as ações do governo federal para a população extrativista
publicado  em 28/10/2015 14h00
Foto: Ubirajara Machado/MDS Tecnologias sociais garantem acesso á água potável em reservas extrativistas

Tecnologias sociais garantem acesso á água potável em reservas extrativistas

Brasília – A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participa nesta quinta-feira (29), em Santarém (PA), do III Chamado da Floresta – Juventude: floresta conservada é vida continuada. O evento, organizado a cada dois anos pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), vai reunir 1,5 mil pessoas na Comunidade São Pedro, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapuins.

Tereza Campello vai debater as principais ações do governo federal para promover a convivência das famílias ribeirinhas e extrativistas com a Amazônia e a inclusão produtiva delas de maneira sustentável, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Bolsa Verde e o Programa Cisternas.

O Chamado da Floreta, realizado a cada dois anos, propõe a vivência da realidade dos extrativistas e discute, neste ano, o papel da juventude na continuação da atividade e na preservação das florestas, que é fonte de renda para mais de 150 mil famílias em todo país. Entre as questões em debate estão a política de reforma agrária, o plano de manejo, infraestrutura, saúde, educação e política de produção e geração de renda.

30 anos – O III Chamado da Floresta celebra, ainda, os 30 anos do CNS, criado em 1987, sob a liderança do seringueiro e sindicalista Chico Mendes. Ao longo desse período, foram criados 449 territórios de uso coletivo, como as Reservas Extrativistas (Resex), Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e os Projetos de Assentamento Extrativista (PAEs).

Serviço
Ministra Tereza Campello participa do III Chamado da Floresta – Juventude: floresta conservada é vida continuada
Onde: Comunidade São Pedro – Reserva Extrativista (Resex) Tapajós Arapiuns – Santarém (PA)
Quando: quinta-feira (29), às 10h

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa